Embalada pela tarifa zero, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) retomou os estudos de ampliação do horário de funcionamento dos trens aos domingos.
Segundo o diretor de Operação e Manutenção do Metrô-DF, Márcio Aquino, a ampliação foi engavetada por falta de pessoal. Mas, com a tarifa zero aos domingos e feriados, a companhia pretende remanejar o pessoal da bilheteria para atuar nos bloqueios e no auxílio ao usuário.
“Em função da tarifa zero, retomamos os estudos para termos mais horas de operação aos domingos”, afirmou Aquino. Atualmente, o Metrô-DF funciona aos domingos somente até as 19h.
O Carnaval de 2025 será o primeiro teste. De acordo com o diretor, os trens circularão com gratuidade até o início da madrugada, pelo menos até a 1h, podendo funcionar mais tempo se for necessário.
Durante a noites e madrugadas, os pontos de embarque de passageiros serão restritos aos locais próximos às festas de Carnaval.
Para testar a ampliação do horário, a direção da companhia fará ensaios com a escala de pessoal. Os resultados indicarão se o Metrô-DF poderá ampliar definitivamente o horário de funcionamento aos domingos.
Pelo menos duas horas a mais
Segundo Aquino, a intenção do Metrô-DF é ampliar o funcionamento dos trens em, pelo menos, duas horas. “O ideal é conseguirmos estender até pouco depois do horário de fechamento dos shoppings”, pontuou.
De acordo com Aquino, o fluxo de passageiros aos domingos é menor em comparação com outros dias, mas a ampliação do horário de funcionamento atenderá principalmente aos trabalhadores de comércios.
“Não é uma questão de aumentar a quantidade de trens, e sim a disponibilidade de trens em um período mais longo”, explicou o diretor.
Trens
O Metrô não descarta a possibilidade de que a gratuidade possa levar a um aumento do número de passageiros aos domingos. Se for necessário, a companhia irá aumentar a quantidade trens em operação.
“O Carnaval será nosso grande primeiro teste da gratuidade. Todo mundo ama o Metrô-DF. Através desse amor, pedimos que nos ajudem a cuidar do sistema nesses dias sem vandalismo. Nos ajudem”, pediu.
População
Segundo o deputado Max Maciel, presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa (CLDF), a ampliação do horário é importantíssima.
“A CTMU vai acompanhar de perto esses estudos. A ampliação do horário do metrô aos domingos e feriados é uma conquista importante, pois atende diretamente às necessidades da população que depende do transporte coletivo, seja para o lazer, seja para o trabalho”, comentou.