Difícil encontrar um país tão diverso e rico em belezas naturais e culturais quanto o Brasil.
Das densas florestas da Amazônia às praias paradisíacas do Nordeste, a fauna e flora brasileira impressionam e atraem turistas de todos os continentes, encantados com suas paisagens exuberantes e únicas.
No norte, uma imersão na natureza
Uma viagem perfeita para os amantes da natureza e de aventuras é o Amazonas (AM), uma região com paisagens impressionantes. É ali que se encontra a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia. Imponente, inesquecível e grandiosa, se ela fosse um país seria o sétimo maior do mundo.
Um dos biomas mais extensos, abriga a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do planeta com nada mais, nada menos, que 2.500 espécies de árvores e 30 mil das cem mil espécies de plantas que existem em toda a América Latina.
Em terra é possível explorar a fauna e a flora e descobrir um mundo de cores, sons e vidas até então desconhecidos, além de vivenciar a cultura local e aprender, por exemplo, como é feita a farinha de mandioca e a colheita da castanha-do-pará.
Navegando em grandes ou pequenas embarcações pelos rios amazônicos, o turista enxerga a floresta sob outra perspectiva, porém igualmente impressionante, e ouve as famosas histórias dos botos-cor-de-rosa – raramente vistos, mas importantes personagens das lendas e do folclore brasileiros.
Os visitantes podem, ainda, se deliciar com a culinária local, saboreando pratos típicos da região, como pato no tucupi, tacacá e maniçoba, sem esquecer dos temperos e especiarias, dos refrescantes sucos naturais e das cachaças artesanais feitas a partir do açaí, cupuaçu e outras frutas nativas.
As diversidades natural e cultural do norte brasileiro ficam evidentes, também, para quem visita o Pará (PA). Dos pratos regionais, como caruru, maniçoba, pato no tucupi, tacacá, passando pelas danças e músicas típicas, como carimbó, calypso, tecnobrega e marujada, o estado é rico em cores, sabores, aromas e experiências. Entre as suas maravilhas está o Alter do Chão, o “Caribe da Amazônia”, que convida a relaxar nas praias de águas doces, que se formam no período de vazante do Rio Tapajós entre agosto e novembro. A paisagem, encantadora, mistura areia branquinha, águas de cor azul-turquesa e morninhas, barcos rústicos de madeira e barracas de sapê, e a famosa Ilha do Amor, acessível de canoa.
Em Rondônia (RO), a imperdível Rota das Águas atrai turistas fascinados por suas belezas naturais como os inúmeros parques, vales e cachoeiras –algumas com queda d’água de até 30 metros de altura. Já em Roraima (RR), estado conhecido como a Savana Amazônica, o visitante também se deslumbra com belas cachoeiras, trilhas e piscinas naturais, além de praticar pesca esportiva e se aventurar nas corredeiras e quedas d’água, excelentes para a prática de rafting e canoagem.
Quem curte esporte e aventura precisa conhecer o Tocantins (TO), que abriga um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil: o Jalapão. A região conta com 34 mil km², composta de chapadões, serras, dunas, rios, cachoeiras, nascentes, praias e impressionantes formações rochosas.
Entre as principais atrações estão a Pedra Furada, o Cânion Sussuapara, a Cachoeira do Lajeado, os fervedouros, a Cachoeira do Formiga, o Morro da Catedral e a Cachoeira da Velha. Vale, ainda, conhecer as belíssimas dunas douradas, que chegam a ter até 40 metros de altura, e os povoados Mumbuca e do Prata, comunidades compostas por remanescentes de quilombo, onde é possível comprar o artesanato do famoso capim dourado.
No nordeste, sol radiante e paisagens deslumbrantes
Praias com areia branca, coqueiros, mar com água quente e cristalina. Dunas, falésias, rios, manguezais, ilhas, chapadas, cidades históricas e gastronomia arretada. O nordeste brasileiro é imperdível e oferece diversão para todos os estilos de turistas.
Os fãs de ecoturismo, por exemplo, se apaixonam pela Chapada Diamantina (BA), com suas enormes cachoeiras, grutas de água refrescante, trilhas e paredões rochosos perfeitos para escaladas, além dos mirantes naturais, que revelam a exuberância das paisagens.
Igualmente impactantes, os Cânions do Xingó, no interior de Sergipe (SE), contam com 65 km de extensão e paredões rochosos de até 50 metros de altura. Essa beleza natural pode ser vista nos passeios de barco pelo Rio São Francisco. O passeio pode ser complementado pela visita ao Museu de Arqueologia de Xingó, que conta a história local e exibe artefatos arqueológicos.
Quem procura um cenário único e impressionante, a imensidão dos Lençóis Maranhenses (MA), reconhecidos como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Unesco, é de emocionar. Prepare-se para mergulhar em lagoas de água doce, paradisíacas, passear em meio às dunas e assistir a um pôr do sol de tirar o fôlego.
Outro local imperdível no nordeste brasileiro é São Miguel dos Milagres (AL), considerado o Caribe brasileiro. Suas piscinas naturais com água esverdeada, morninha, acessadas em passeios de jangada e coqueirais a perder de vista, é o destino ideal para quem quer curtir um pedacinho de paraíso com toda a tranquilidade.
O Ceará (CE) conta com um litoral extenso e diverso, com praias deslumbrantes. Além da icônica Jericoacoara, há Canoa Quebrada, onde falésias coloridas contrastam com o azul do mar; Morro Branco e Praia das Fontes, com suas impressionantes formações rochosas, e Cumbuco – o paraíso dos amantes de esportes aquáticos.
Destino certeiro para quem quer curtir muito sol e um litoral exuberante, a Paraíba (PB) conta com praias paradisíacas de águas mornas e cristalinas, cercadas por falésias, coqueiros e uma imensidão de areia fina e dourada. Vale a pena se hospedar na capital, João Pessoa, que abriga diversos parques e é considerada uma das cidades mais verdes da América Latina.
Já em São Miguel do Gostoso (RN) é possível viver uma experiência única e inesquecível: assistir ao sol se pôr no mar e não no continente, como acontece em todo o Brasil. O fenômeno é possível graças à posição geográfica exclusiva do município. Especialmente na praia de Tourinhos, a dica é observar o sol ir embora de cima de uma falésia.
Mas, além de praias, o nordeste tem muita história para mostrar. Em Olinda (PE), a arquitetura quatrocentista garante à cidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982. Ali, o programa é percorrer as ladeiras íngremes e as ruas estreitas e charmosas, passar pelos casarios coloniais, visitar os ateliês de artistas plásticos renomados e de artesãos pouco conhecidos, porém bastante talentosos, e fazer uma pausa para saborear pratos típicos em um dos excelentes restaurantes da cidade, que inclusive começa a se firmar como um importante polo gastronômico da região.
Se a ideia é se aventurar pela história da humanidade, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí (PI), também merece uma visita. No local, considerado um tesouro histórico e natural não só do Brasil, mas de toda a América, foram encontradas nas formações rochosas cerca de 30 mil pinturas rupestres, a maior concentração de sítios arqueológicos já encontrados no mundo.
Conheça o Brasil
Para estimular o turismo no país, independentemente do meio de transporte, o Ministério do Turismo conta com a campanha “Conheça o Brasil“.
Em sua mais recente etapa, “Conheça o Brasil: Voando”, incentiva os brasileiros a explorarem novos destinos, aproveitando as diversas opções de voos disponíveis.
Entre as estratégias adotadas para ampliar a malha aérea brasileira e democratizar o acesso às viagens de avião, irá oferecer cerca de 18 mil novos voos até fevereiro de 2025 e ampliar o serviço de stopover.
Redescubra o Brasil e encante-se com a diversidade, riqueza e a grandeza do nosso país.
Acesse turismo.gov.br/conhecaobrasil para planejar sua viagem e conhecer mais sobre as iniciativas e destinos promovidos pela campanha “Conheça o Brasil”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Redescubra a beleza do norte e nordeste brasileiros no site CNN Brasil.