Início POLÍTICA Lula: denúncia da PGR é “grave” e prisão será “única saída” se...

Lula: denúncia da PGR é “grave” e prisão será “única saída” se comprovada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (20) que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe é “extremamente grave”. O petista disse ainda que, se ela for comprovada, não haverá saída para Bolsonaro e sua equipe que não seja a prisão.

“O que eu vi pela denúncia que foi publicada ontem é que é grave. É muito grave. […] Eu acho que eles terão o direito de se defender, de dizer que é mentira. Mas as se for provado, não tem outra solução se não ser condenado”, disse Lula em entrevista para a Rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro.

“A denúncia feita pelo procurador-geral da tentativa de golpe, da participação do ex-presidente, do primeiro escalão dele da tentativa de morte de um ministro da Suprema Corte Eleitoral, da tentativa de assassinato de um presidente da República e de um vice-presidente, é uma coisa extremamente grave. Eu tenho certeza de que se for provado, ele só tem uma saída, ser preso”, ressaltou Lula.

Na terça-feira (18), a PGR ofereceu denúncia contra 34 pessoas na investigação que aponta uma trama golpista no país que teria o objetivo de manter Bolsonaro na presidência mesmo após sua derrota nas eleições de 2022.

O ex-presidente foi acusado dos seguintes crimes:

  • organização criminosa armada;
  • tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima;
  • e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a PGR, como também apontou a Polícia Federal (PF), o Jair Bolsonaro seria responsável por liderar a organização criminosa citada.

A acusação representa a etapa mais avançada de uma investigação contra o ex-mandatário no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao longo dos últimos anos, a PF concluiu que o político cometeu crimes em ao menos cinco investigações que tramitam no tribunal. Em três delas, Bolsonaro foi indiciado.

Anistia pelo 8/1

Durante a entrevista desta quinta, Lula também criticou Bolsonaro por estar trabalhando pela aprovação do projeto de lei que anistia os condenados pelos atos do 8 de janeiro. Segundo o petista, ao fazer isso, o ex-presidente está se declarando “culpado”.

“Quando o ex-presidente fica pedindo anistia, está provando que é culpado, que cometeu crime. Ele deveria estar falando: ‘Vou provar minha inocência’”, disse Lula.

“Ele deveria estar dizendo: ‘Sou inocente; vou provar minha inocência’. Mas está pedindo anistia. Ou seja, ele está dizendo: ‘Gente, eu sou culpado. Tentei bolar um plano para matar o Lula, o Alckmin, o Alexandre de Moraes. Não deu certo porque tive uma diarreia, fiquei com medo, tive que voar para os Estados Unidos”, prosseguiu.

O projeto está parado na Câmara dos Deputados e aguarda aval do presidente da Casa, Hugo Mota (Republicanos-PB), para avançar. Orientados por Bolsonaro, deputados da oposição tem pressionado Motta para destravar a pauta. O líder da Câmara, porém, não tem dado sinais de que irá atender aos pedidos dos parlamentares.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula: denúncia da PGR é “grave” e prisão será “única saída” se comprovada no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments