Início POLÍTICA “Todas as pessoas têm presunção de inocência”, diz Lula sobre denúncia

“Todas as pessoas têm presunção de inocência”, diz Lula sobre denúncia

Em declaração à imprensa nesta quarta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que “todas as pessoas têm direito a presunção de inocência”.

“A decisão de ontem é uma decisão da PGR, ele indiciou as pessoas e eu não vou comentar um processo que está na Justiça. A única coisa que posso dizer que, nesse país, no tempo em que eu governo o Brasil, todas as pessoas têm direito a presunção de inocência”, disse o presidente.

“Se eles provarem que não tentaram dar golpe e se eles provarem que não tentaram matar o presidente, o vice-presidente e o presidente do TSE, eles ficarão livres e poderão transitar pelo Brasil inteiro”, acrescentou Lula.

Segundo a PGR, Bolsonaro tinha conhecimento do plano batizado de “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

De acordo com o documento, assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, “o plano foi arquitetado e levado ao conhecimento do presidente da República [Jair Bolsonaro]”, que aprovou, mesmo diante do reconhecimento, por parte do Ministério da Defesa, da “inexistência de detecção de fraude nas eleições [de 2022]”.

“Ora, se na hora que o juiz for julgar e chegar a conclusão de que eles são culpados, eles terão que pagar pelo erro que cometeram. Então, é apenas um indiciamento. O processo agora vai para a Suprema Corte e eles terão todo o direito de se defender. É isso. Não posso comentar mais nada do que isso”, completou o petista.

Próximos passos

A denúncia da PGR foi encaminhada ao relator do caso na Corte, o ministro Alexandre de Moraes.

Os advogados de Bolsonaro têm um prazo de 15 dias para apresentarem defesa e eventuais contestações. Se assim houver, Moraes abrirá vista à PGR para responder aos questionamentos em até cinco dias.

Posteriormente, a denúncia retorna ao STF e Moraes avaliará a acusação e os argumentos da defesa. Não há prazo para a análise.

Com tudo encaminhado para julgamento, o ministro liberará a denúncia para análise da Primeira Turma do Supremo, que decidirá se transformará os 34 denunciados em réus ou não.

A PGR denunciou Jair Bolsonaro pelos seguintes crimes:

  • Organização criminosa armada
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Golpe de Estado
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima
  • Deterioração de patrimônio tombado

O relatório de 272 páginas da PGR, divulgado na noite de ontem (18), mostrou que Bolsonaro seria a liderança por trás da trama golpista para mantê-lo na Presidência da República, após a derrota na eleição presidencial de 2022.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Todas as pessoas têm presunção de inocência”, diz Lula sobre denúncia no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments