Início POLÍTICA PGR não inclui vacina e joias em primeira denúncia contra Bolsonaro

PGR não inclui vacina e joias em primeira denúncia contra Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, não denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em todos os casos nos quais ele foi indiciado pela Polícia Federal (PF). Na manifestação enviada por Gonet para o Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta terça-feira (18), o ex-presidente é denunciado em um caso apenas, o da suposta tentativa de golpe de Estado.

Nesse âmbito, o ex-presidente seria responsável pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado.

Apesar de não ter incluído na denúncia desta noite, é esperado que Gonet monte manifestações “fatiadas”, ou seja, Bolsonaro ainda poderia ser alvo em ao menos outros dois casos. Eles são:

  • Fraude em cartão de vacina: Bolsonaro e seu então ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, teriam fraudado cartões de vacina para forjar o registro de dose tomada contra a Covid-19.
  • Joias sauditas: o ex-presidente também recebeu indiciamento por associação criminosa, lavagem de dinheiro e apropriação de bens públicos no âmbito da investigação relacionada à venda de joias sauditas, presenteadas ao governo brasileiro, e, posteriormente, negociadas nos Estados Unidos.

Processo

A manifestação de Gonet foi passada para o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e será analisada pela Primeira Turma da Corte, presidida pelo ministro Cristiano Zanin, a quem cabe marcar a pauta de julgamentos.

A expectativa é que o ex-presidente se torne réu ainda neste primeiro semestre. Compõem a Primeira Turma, os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PGR não inclui vacina e joias em primeira denúncia contra Bolsonaro no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments