A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19 no Brasil foi “péssima” e que a falta de providência acabou provocando um maior número de mortes no país.
“Nós tivemos uma péssima gestão da pandemia da Covid-19, infelizmente. Isso resultou no número de mortes, que é o número de mortes de 11% do percentual do mundo, sendo que nós temos pouco mais de 2% da população mundial, então esse dado mostra isso. Assim, muitas mortes poderiam ser evitadas não só com vacinas, mas também, por exemplo, com a gestão por parte do governo, o uso de máscaras, todos os cuidados que a ciência recomendou naquele momento”, comentou.
A fala de Nísia foi registrada durante agenda em um hospital de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17).
A ministra também ressaltou que, cinco anos depois, o Brasil está mais preparado e que novas ações foram implementadas na estrutura de saúde pública para enfrentar doenças parecidas.
“Hoje, nós temos um programa para preparação e prevenção para possíveis epidemias, temos toda uma linha de apoio ao desenvolvimento de vacinas, não só em relação ao Coronavírus, mas também a outras ameaças, como a gripe aviária, H5N1. Então, criamos um Centro de Inteligência de Estado da Saúde e trabalhamos essa pauta”, concluiu.
A pandemia da Covid-19 deixou cerca de 700 mil mortos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, ao longo dos últimos cinco anos.
Oficialmente, a doença começou a ser notada pela Organização Mundial da Saúde em 31 de dezembro de 2019, sendo intensificada nos meses seguintes até ser declarada pandemia no mês de março.
A CNN entrou em contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro e aguarda retorno.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Perto de completar 5 anos da pandemia, Nísia critica gestão Bolsonaro no site CNN Brasil.