Início BRASIL Vídeo: veja interação de indígena isolado com comunidade ribeirinha

Vídeo: veja interação de indígena isolado com comunidade ribeirinha

Um encontro inusitado aconteceu na última quarta-feira (12), quando um jovem indígena de povos isolados da região de Mamoriá Grande, no Amazonas, se encontrou com uma comunidade ribeirinha situada no rio Purus.

De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o jovem que fez contato de maneira voluntária foi acompanhado pelo órgão federal para o retorno ao seu povo, além de todos os cuidados para que não haja contágio de alguma doença que poderia ser fatal para sua comunidade.

Nas imagens é possível ver uma pessoa interagindo com o locais e aprendendo a manusear um isqueiro, tecnologia desconhecida dos indígenas que não têm contato com o restante da sociedade.

Veja vídeo

A CNN conversou com a especialista e ativista em direitos indígenas, Soraya Zaiden, sobre essas possíveis interações e a política de contatos com esses povos.

“O Brasil tem essa política de não contato desde 1987 e quando eles quiserem fazer o contato, eles devem ter a iniciativa, mas são raras, geralmente os encontros são terríveis. Como eles não querem [o contato], pode ter embate e até mesmo morte. Nesse caso, foi a iniciativa de apenas um isolado.”, diz Soraya,

O indígena não é obrigado a voltar para sua região de origem, a Funai estabelece proteção ao desejo de retorno ou não.

“Ele tem toda a autonomia para tomar a decisão. A Funai tem que preservar a integridade física dessa pessoa. Se ela quiser habitar com outra comunidade, a Funai tem que dar a proteção. Quando acontece esse tipo de deslocamento, precisa ser acompanhado o tempo inteiro”.


Soraya Zaiden, ativista em direitos indígenas

Especialistas denunciam a proximidade de invasores na região do Mamoriá Grande, para atividades ilegais, como pesca e extração de madeiras, que impactam em espaços de povos isolados.

Povos isolados

No Brasil, a Funai reconhece a existência de aproximadamente 114 registros de povos indígenas isolados, majoritariamente na Amazônia. A Constituição Federal garante a esses povos o direito de manter sua cultura e modo de vida, protegendo-os de ameaças externas e assegurando seus direitos territoriais.

A política de proteção a esses povos é conduzida pela Funai, o objetivo é monitorar e proteger o entorno das áreas habitadas, além de demarcar as terras indígenas. A estratégia principal é o “não contato”, intervindo apenas em situações de risco iminente, priorizando a integridade física e cultural dos grupos.

Além da demarcação de terras, a Funai utiliza o instrumento da “Restrição de Uso” para áreas onde há presença de isolados fora de terras já demarcadas, impedindo o acesso de terceiros. Em colaboração com o Ministério da Saúde, a Funai também implementa ações de atenção diferenciada à saúde desses povos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo: veja interação de indígena isolado com comunidade ribeirinha no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments