O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) se posicionou sobre o caso da idosa de 103 anos que teve o pé amputado por uma enfermeira, dentro de casa, na Asa Norte – área central de Brasília. A profissional da saúde teria usado um bisturi inadequado, bem como feito o procedimento em ambiente domiciliar e sem anestesia.
Por meio de nota, o Coren-DF destacou que enfermeiros não fazem amputações e atuam apenas na etapa da reabilitação de pessoas que passaram por esse tipo de cirurgia.
“[O conselho] condena de forma contundente qualquer prática que fira os preceitos éticos, técnicos e legais que norteiam a atuação da enfermagem. Casos como este não representam como um todo a categoria, que é composta por profissionais comprometidos com a assistência segura e de qualidade”, informou o texto.
A instituição acrescentou estar à disposição para colaborar com as autoridades no decorrer das investigações.
Entenda o caso
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga as circunstâncias que envolvem uma cirurgia clandestina para amputação de um dos pés da idosa. Brutal, o procedimento teria ocorrido sem monitoramento hospitalar e feito por uma enfermeira sem habilitação para esse tipo de operação.
A idosa, que estava com o pé completamente necrosado, ainda teria sentido dor intensa enquanto era submetida à cirurgia. A coluna Na Mira teve acesso a fotos e vídeos do estado em que a vítima se encontrava antes de ter o pé amputado sem qualquer assepsia, em 13 de dezembro último.
O tecido necrosado havia tomado não só o pé da vítima como uma parte da perna dela. O nome da idosa e dos parentes dela serão mantidos em sigilo, para não prejudicar as investigações. Além de apurar o ocorrido, os investigadores da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual (Decrin) querem descobrir o que a enfermeira teria feito com pé amputado.
A vítima era cuidada por técnicas de enfermagem e enfermeiros que se revezavam no home care. A profissional que fez a amputação teria sido contratada exclusivamente para fazer a cirurgia.
Veja imagens do pé da idosa antes da amputação:
A coluna Na Mira apurou que idosa foi internada nessa segunda-feira (27/1) para amputar parte da perna necrosada. Investigadores da Decrin estiveram no hospital e pediram que parentes dela e funcionários da unidade de saúde fossem à delegacia para prestar depoimento. As apurações, no entanto, correm em sigilo.