Início POLÍTICA “Ilegítima e farsante”, diz líder do governo Lula sobre posse de Maduro

“Ilegítima e farsante”, diz líder do governo Lula sobre posse de Maduro

“Ilegítima e farsante”, disse o senador e líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP) sobre a posse de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. O líder venezuelano foi empossado nesta sexta-feira (10).

“O governo venezuelano é uma Ditadura e a posse do senhor Nicolás Maduro, ocorrida no dia de hoje [sexta-feira, 10], é ilegítima e farsante. Um regime que desrespeita Direitos Humanos, desrespeita alternância de poder e não respeita a soberania da vontade popular, é um regime autoritário. Portanto, é dever de todo democrata, esteja onde estiver, condenar qualquer Ditadura, seja de direita, seja de esquerda”, afirmou o senador Randolfe, nas redes sociais.

O terceiro mandato de Maduro começa em meio a tensões em níveis internacionais, visto que vários países como Estados Unidos, Colômbia e o Brasil não reconhecem a vitória do venezuelano por não ter havido transparência no processo eleitoral.

Segundo o governo da Venezuela, representantes de mais de 120 países estavam no evento. Ainda assim, os únicos chefes de Estado que compareceram à cerimônia foram Miguel Díaz-Canel, de Cuba, e Daniel Ortega, da Nicarágua.

A embaixadora Glivânia Maria de Oliveira representou o governo brasileiro na posse.

À CNN, o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, disse que o envio da embaixadora foi “um ato de formalidade”, uma vez que o governo brasileiro já se posicionou sobre o resultado eleitoral na Venezuela, o que, de acordo com ele, “já azedou a relação”.

“Todo mundo sabe que a relação nossa com eles [Venezuela], nesse momento, não é boa. Agora, por enquanto, não tem uma proposta de rompimento, então está indo a embaixadora do Brasil lá para assistir a posse e evidentemente é um ato de formalidade”, afirmou Wagner.

Após as eleições venezuelanas, que ocorreram em julho do ano passado, o Brasil, Colômbia e México tentaram intermediar um diálogo entre Maduro e oposição após as eleições presidenciais. A conversa, porém, não avançou.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, que deu vitória a Nicolás Maduro com mais de 50% dos votos, não divulgou as atas eleitorais e, por isso, o governo brasileiro não reconheceu a vitória.

Fechamento da fronteira

Ainda na tarde desta sexta, o governo da Venezuela fechou a fronteira do país com o Brasil. A passagem de veículos está bloqueada pelo lado venezuelano na divisa com a cidade de Pacaraima (RR).

A Polícia Militar de Roraima informou que, apesar do fechamento, a movimentação de pedestres segue dentro da normalidade.

Veja nota oficial da PM de Roraima:

A Polícia Militar de Roraima informa que as movimentações ao longo da fronteira do Brasil com o país vizinho seguem dentro da normalidade, com uma leve redução no fluxo migratório de entrada no Brasil, mas sem alterações significativas.

A PMRR permanece monitorando a divisa do lado brasileiro em razão da posse presidencial nesta sexta-feira (10). É importante ressaltar que, historicamente, a Venezuela, em situações similares, impõe restrições à passagem em seu território pela fronteira em Pacaraima (RR).

*Com informações de Jussara Soares e Pedro Teixeira, da CNN

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Ilegítima e farsante”, diz líder do governo Lula sobre posse de Maduro no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments