O governo da Bahia decidiu incluir o livro “Ainda Estou Aqui”, do escritor Marcelo Rubens Paiva, nas bibliotecas das escolas públicas estaduais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8).
A obra, adaptada para o cinema, levou a atriz Fernanda Torres a ser premiada de forma inédita com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. O filme, baseado no livro, aborda as memórias de Rubens Paiva e as consequências da ditadura militar no Brasil.
“Esse prêmio nos motiva a aprofundar o diálogo sobre democracia. Nós vamos fazer entregas e doações do livro Ainda Estou Aqui para festas literárias, para nossas bibliotecas das escolas estaduais, e planejamos exibir filmes em nossas unidades escolares e teatros, promovendo debates e discussões com especialistas”, explicou o governador, Jerônimo Rodrigues.
Segundo a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, a inclusão da obra tem o intuito de promover discussões sobre democracia, história e direitos humanos no ambiente escolar, além de ser uma ação para estimular o pensamento crítico.
“Estamos oferecendo aos estudantes da rede estadual a oportunidade de compreender a história do Brasil de forma mais profunda, refletindo sobre o passado e os valores que devemos cultivar para o futuro,” destacou Brito.
A exibição do filme nas escolas da rede estadual também está prevista pela Secretaria de Educação, seguida de atividades pedagógicas, como rodas de conversas.
*Sob supervisão de Renata Souza
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo baiano inclui livro “Ainda Estou Aqui” em bibliotecas escolares no site CNN Brasil.