Centenas de celulares roubados e furtados foram apreendidos pela Polícia Civil de São Paulo durante a segunda fase da Operação Big Mobile, deflagrada nesta segunda-feira (6). Os aparelhos foram encontrados principalmente em comércios no centro da capital paulista.
A operação, que tem como objetivo de reprimir práticas criminosas de roubo, furto e receptação de celulares, fiscalizou lojas e outros imóveis com base em um levantamento de inteligência da polícia, que apura os principais locais para onde os celulares são levados após crimes.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo reforça que a estratégia só é possível por meio das informações que as vítimas disponibilizam no registro da ocorrência, como a localização do aparelho em tempo real e o número do IMEI, sigla de identificação do aparelho.
Os celulares apreendidos devem ser devolvidos para os donos após a identificação e contato por parte dos agentes de segurança pública.
39 mil celulares recuperados
Mais de 39 mil celulares de origem ilícita foram recuperadores pelas forças de segurança entre janeiro deste ano e dezembro de 2024, de acordo com a SSP. Desse total, quase 36 mil foram devolvidos às vítimas.
Cerca de1,2 mil estabelecimentos foram fiscalizados na cidade de São Paulo e 370 suspeitos foram presos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Apreensão de celulares roubados “entope” sala da polícia em SP no site CNN Brasil.