A senadora Damares Alves (Republicanos) vem sendo sondada por diversos partidos para concorrer ao governo do Distrito Federal em 2026. Uma destas siglas é o PRTB — que também prometeu torná-la presidente do PRTB Mulher.
À CNN, o presidente do partido, Leonardo Avalanche, pontuou que a possibilidade de atrair a ex-ministra do governo Jair Bolsonaro é mais um passo para “fazer o partido ser o maior do Brasil”.
“Nosso objetivo é reestruturar o partido em nível nacional, garantindo representatividade e voz em todas as esferas do poder. Estamos construindo um partido que une diálogo e composição, mas sem abrir mão de nossos valores e princípios”, afirmou.
Atualmente, Damares é senadora do Distrito Federal e, em 2026, terá mais quatro anos de mandato no Legislativo.
À CNN, a política disse que “recebeu o convite de forma muito ética pela presidência do PRTB”, mas que no momento está bastante “confortável no Republicanos e no Senado Federal”.
A parlamentar ressaltou que seu objetivo é permanecer no Legislativo e “ajudar a construir a maior bancada federal conservadora nas próximas eleições”.
Novas figuras no PRTB
Além de Damares Alves, o partido, que já abriga o empresário Pablo Marçal, tem buscado atrair outros nomes de grande repercussão durante o início deste ano, como o cantor Gusttavo Lima e o senador mineiro Cleitinho Azevedo.
Neste contexto, Avalanche não descarta lançar uma chapa própria à presidência em 2026 e ressaltou que possui “conversas avançadas com outros nove senadores para fazer o PRTB um novo protagonista nas próximas eleições”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em PRTB sonda Damares Alves para ser candidata ao governo do DF no site CNN Brasil.