Início DESTAQUES GDF Ventilação dos túneis do Drenar DF garante segurança dos operários durante escavação

Ventilação dos túneis do Drenar DF garante segurança dos operários durante escavação

A construção dos túneis do Drenar DF, o maior programa de captação e escoamento de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF), vai muito além das escavações. A instalação das estruturas exige um ambiente de trabalho seguro para que os operários avancem com as obras. Para isso, os trabalhadores contam com ventiladores que auxiliam na circulação de ar nos espaços subterrâneos.

Sistema de ventilação instalado assegura a troca do ar no túnel | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Nossa prioridade foi criar um ambiente seguro para os operários e para a execução da obra”

Hamilton Lourenço Filho, diretor técnico da Terracap


O processo de escavação, que utiliza pás, picaretas e miniescavadeiras, gera poeira e gases que podem comprometer a saúde dos operários e dificultar as atividades. O sistema de ventilação garante a troca do ar no espaço subterrâneo.

“Sem a ventilação adequada, seria impossível trabalhar nos túneis por mais de alguns minutos”, explica o diretor técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Hamilton Lourenço Filho. “Nossa prioridade foi criar um ambiente seguro para os operários e para a execução da obra.”

Além dos ventiladores, os operários também usam equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e óculos especiais. Sem registro de acidentes até o momento, o avanço das obras do Drenar DF demonstra que o projeto tem a segurança como prioridade em cada etapa de trabalho.

Fim de alagamentos e enchentes

Executado pela Terracap, o Drenar DF foi dividido em cinco lotes. Com um investimento de R$ 180 milhões, o programa duplicará a capacidade de escoamento da região sem modificar a rede existente, dando fim a enchentes recorrentes em todo o período de chuvas.

A rede de tubulação começa na altura da Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garrincha) e vai até o Lago Paranoá, seguindo em paralelo às quadras da Asa Norte 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando a W3 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte, e chega à L4 Norte.

Concluída a primeira etapa do programa, que abrange as primeiras quadras da Asa Norte, a Terracap deve executar a segunda fase do projeto, que compreende das quadras 4 e 5 às quadras 14 da Asa Norte. O material está em aprovação na Novacap e aguarda recursos. Um terceiro projeto está em estudo para atender as quadras de finais 15 e 16.

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments