Início POLÍTICA STF tem maioria para validar decisão de Gilmar em caso de Marconi...

STF tem maioria para validar decisão de Gilmar em caso de Marconi Perillo

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para validar a decisão do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a investigação contra o ex-governador e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.

O entendimento do ministro foi acompanhado pelos colegas Dias Toffoli, Edson Fachin e Nunes Marques. Falta apenas o voto de André Mendonça, que precisa ser registrado ainda nesta sexta-feira (28).

Em 12 de fevereiro, Gilmar atendeu ao pedido da defesa do ex-governador, que alegou “ilegalidade” na operação da Polícia Federal (PF) no começo do mês, para apurar desvio de dinheiro público na área da saúde entre os anos de 2012 a 2018.

O advogado Romero Ferraz Filho, que representa Marconi, citou “arbitrariedades, violência política e flagrante abuso de autoridade cometidos contra o ex-governador e familiares” por parte do inquérito.

O decano do STF acatou o requerimento, embasado no novo entendimento do alcance do foro por prerrogativa de função.

Apesar do julgamento não estar fechado nessa questão, os ministros têm maioria para que uma ex-autoridade continue sendo julgada no Supremo, e com direito a foro privilegiado, inclusive depois de deixar um cargo de poder, como Presidência, governo estadual ou comando de ministério.

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF tem maioria para validar decisão de Gilmar em caso de Marconi Perillo no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments