Garantir uma festa segura e tranquila para os foliões – esse é o principal objetivo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) durante o Carnaval. A partir desta sexta-feira (28), a instituição estará mobilizada na Cidade da Segurança Pública, localizada no estacionamento da Torre de TV, até o dia 5 de março. Cerca de 60 blocos participarão do DF Folia 2025, e a expectativa é que o evento atraia mais de 2 milhões de foliões.

Policiais da Divisão de Operações Especiais (DOE) realizarão rondas para coibir a prática de crimes e garantir um Carnaval seguro | Foto: Divulgação/PCDF
Para agilizar o atendimento, a PCDF disponibilizará uma Delegacia Móvel para o registro de ocorrências policiais e termos circunstanciados. Também haverá no local uma Unidade Técnica de Atendimento Móvel (Utam), sob a supervisão do Instituto de Identificação (II), com capacidade para realizar perícias papiloscópicas. Já o Instituto de Criminalística (IC) produzirá laudos preliminares para a constatação de substâncias toxicológicas, e o plantão do Instituto Médico Legal (IML) será reforçado durante o evento.
Equipes da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, por Orientação Sexual, contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), bem como das delegacias especiais de Atendimento à Mulher (Deam I e II), distribuirão material informativo sobre suas atuações, com o objetivo de orientar a população. Essa ação ocorrerá na Rodoviária do Plano Piloto no sábado (1º) e no domingo (2).
Além disso, policiais da Divisão de Operações Especiais (DOE) e das coordenações de Repressão às Drogas (Cord) e de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) realizarão rondas para coibir a prática de crimes e garantir um Carnaval seguro para a população.
Os plantões das 1ª, 5ª, 15ª e 16ª delegacias de polícia (DPs), assim como os das demais regiões administrativas do DF, serão reforçados, especialmente nas áreas onde ocorrerão eventos carnavalescos. A Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA I) e as Deam I e Deam II também contarão com reforço durante o período festivo.
*Com informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)