A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu ao menos 15 pessoas durante as ações da Operação Torniquete nesta quinta-feira (27).
A Torniquete tem o objetivo de reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos e crimes que financiam as atividades do Comando Vermelho, principalmente. Já são mais de 400 presos desde o começo da iniciativa em setembro de 2024.
Nesta quinta, agentes da 19ª DP (Tijuca) prenderam 15 suspeitos, sendo oito em uma ação na Penha, na zona Norte, e um grupo de sete pessoas em um hotel no Centro do Rio. A CNN apurou que o número pode ser ainda maior por causa de ações de outras delegacias do Rio.
O oito presos na Penha foram autuados no momento em que faziam o transbordo de uma carga roubada de 27 toneladas de feijão, avaliada em R$ 110 mil. A investigação aponta que ela seria revendida em um galpão clandestino.
Além dos suspeitos, a polícia recuperou uma carreta roubada, dois caminhões adulterados (avaliados em R$ 100 mil cada), além de outros automóveis e de peças de veículos. Veja um vídeo da ação na Penha:
Os presos foram identificados como Matheus Motta, Allan Patrick de Oliveira, Thiago Rosa, Kelvin Santiago, Rafael da Silva, Antonio Naya, Marcel dos Santos e Alessandro de Farias.
Na ação no Centro do Rio, os sete presos vinham do Goiás para transportar carros de luxo roubados entre os estados. Três automóveis com as placas clonadas foram recuperados na ação desta quinta.
A operação foi deflagrada a partir do trabalho do setor de Inteligência da 19ª DP, que identificou um veículo que seria comercializado com criminosos do estado goiano após ser adulterado.
Após localizarem o carro, um Toyota SW4, os policiais prenderam um homem no momento que abria o veículo. Outros três homens e três mulheres foram autuados dentro do quarto do hotel.
Questionados, os suspeitos admitiram estavam no Rio de Janeiro a mando do crime organizado para buscar os veículos. Segundo a polícia, os homens presos têm diversas anotações criminais.
Um dos presos, Thiago Amon Matias, é ex-policial militar de Goiás e possui passagens por roubo, receptação, associação criminosa, adulteração de sinal de veículo automotor, porte ilegal de arma de fogo, furto, extorsão e associação para o tráfico de drogas. As investigações apontam que a presença das mulheres mirava evitar suspeitas em eventuais abordagens pelas forças de segurança.
Os outros presos foram identificados como Tiago Silva, Waflan Camargo e Israel da Silva. Veja um vídeo deles chegando na delegacia no Centro do Rio:
Todos os detidos na Operação Torniquete nesta quinta-feira foram conduzidos ao presídio de Benfica e estão à disposição da Justiça.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação Torniquete: Polícia Civil prende ao menos 15 pessoas no RJ no site CNN Brasil.