O mês de fevereiro no Hospital Cidade do Sol (HSol) tem sido marcado por um treinamento essencial para enfermeiros e técnicos. Com foco no tratamento de lesões por pressão e na correta utilização de curativos e coberturas, a capacitação está sendo ministrada no próprio ambiente de trabalho, permitindo a aplicação prática e a troca de experiências entre os profissionais.
“Nosso objetivo é capacitar a equipe para utilizar corretamente os curativos e coberturas disponíveis no IgesDF, garantindo que todos compreendam qual insumo usar para cada tipo de ferida”, explica a chefe do Núcleo de Enfermagem do HSol, Rayanne Lopes Macedo. “Este treinamento é uma oportunidade de alinhamento e atualização dos conhecimentos, pois muitos profissionais acabam não conseguindo se capacitar devido à rotina intensa.”

Treinamento visa tirar dúvidas sobre o uso adequado de curativos e os diferentes tipos de cobertura | Foto: Divulgação/IgesDF
O treinamento, que ocorre ao longo da semana, é voltado para os enfermeiros dos três turnos, com sessões específicas para cada período. “A ideia é que todos participem e possam entender melhor como identificar e tratar as lesões por pressão utilizando as coberturas adequadas”, acrescenta Rayanne.
Nessa quinta-feira (27), mais um grupo de enfermeiros do HSol participou da capacitação, reforçando a continuidade do cronograma de treinamento e promovendo uma participação ativa dos profissionais na melhoria do atendimento aos pacientes.
Durante as aulas, a enfermeira Natália Carrijo, responsável por ministrar o treinamento, compartilha sua ampla experiência prática, explicando as classificações das lesões por pressão e a aplicação de coberturas específicas para cada tipo: “Essa é uma oportunidade de esclarecer dúvidas, pois muitas vezes o curativo exige uma avaliação cuidadosa e o uso adequado de diferentes coberturas, o que pode gerar incertezas”.
O treinamento tem sido bem recebido pela equipe e tem promovido uma troca de conhecimento valiosa entre os profissionais. Natália enfatiza que, por ocorrer no ambiente de trabalho, é possível realizar ajustes e esclarecer dúvidas em tempo real, facilitando a aprendizagem. “A capacitação no local de trabalho é fundamental, pois, além de transmitirmos o conteúdo teoricamente, podemos acompanhar a aplicação prática dos curativos no dia a dia.”
Com uma equipe composta por 11 enfermeiros, 48 técnicos e quatro maqueiros, o hospital valoriza o trabalho em grupo. “Aqui no HSol, temos um forte espírito de equipe, e este treinamento é uma forma de garantir que todos estejam alinhados com as melhores práticas de cuidado”, conclui Rayanne.
*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)