O Carnaval de 2025 no Distrito Federal terá reforço na segurança pública, com até 2,1 mil policiais militares nas ruas nos quatro dias de folia. Fora isso, o funcionamento do transporte coletivo será gratuito da 0h deste sábado (1º/3) até as 23h59 de terça-feira (4/3), para circulação por toda a capital do país.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou sobre as expectativas para as festas deste ano. “Confio no comando da Polícia Militar e tenho plena certeza de que teremos um Carnaval em paz, para que as famílias possam se divertir com tranquilidade”, declarou.
A estrutura da chamada Cidade da Segurança Pública ficará montada ao lado da Torre de TV, com equipes de diferentes forças preparadas para monitorar as festividades, checar informações, atender a emergências e registrar ocorrências policiais. Ao todo, 5,7 servidores públicos atuarão nos blocos e nas ruas do DF, com nove ônibus como pontos de apoio para as equipes.
O Executivo local também aposta em uma movimentação econômica significativa na capital federal neste feriado, com geração de R$ 300 milhões para os setores de turismo, cultura e serviços.
Alguns estabelecimentos comerciais e de hospedagem na capital federal também prepararam programações especiais para o público. Tanto de olho no Carnaval quanto na transmissão do Oscar, neste domingo (2/3), devido às três indicações para o filme brasileiro Ainda Estou Aqui.
Secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes lembrou que o feriado prolongado tem ganhado cada vez mais força no Distrito Federal. “[A estimativa de movimentação inclui] várias condicionantes, aliadas à qualidade dos nossos blocos, à alegria que pregamos em nossas festas, à acessibilidade e ao respeito, principalmente”, comentou.
Neste ano, o DF terá 65 blocos de Carnaval que sairão pelas regiões administrativas. A expectativa é de que as festividades reúnam cerca de 2 milhões de pessoas. “O investimento também é recorde. Neste ano, ultrapassamos R$ 8,5 milhões para os blocos”, completou Cláudio Abrantes.