Início POLÍTICA Alcolumbre: Impeachment de ministros do STF causaria problemas para Brasil

Alcolumbre: Impeachment de ministros do STF causaria problemas para Brasil

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) causaria “problema para 200 milhões de brasileiros”.

A declaração foi feita em entrevista ao programa PodK Liberados, da RedeTV!, transmitida nesta quinta-feira (27).

Temos que buscar com que cada Poder possa conviver dentro das suas atribuições, um respeitando o outro, sem avançar a linha da autonomia e da autoridade de cada poder. Um processo de impeachment, de um ministro do STF, em um país dividido, vai causar problema para 200 milhões de brasileiros. Não é a solução”, afirmou.

Nos últimos meses, congressistas de oposição têm protocolado uma série de pedidos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que antecedeu Alcolumbre, foi pressionado por senadores da oposição, ao longo de 2024, para pautar os processos de impeachment, mas não deu andamento aos casos.

Lei do impeachment

Durante a entrevista à RedeTV!, Alcolumbre também criticou a lei do impeachment, sancionada em 1950.

O presidente afirmou que a legislação é da época da ditadura militar e disse que a norma precisa ser atualizada.

“O Senado Federal não é órgão de correção do STF. A Constituição determina um único procedimento: impeachment de ministro do Supremo. Está errado isso. Temos que fazer uma nova legislação em relação ao processo de impeachment. Essa lei é da ditadura”, ressaltou.

O presidente do Senado também defendeu a harmonia entre os Três Poderes. “O melhor caminho é a pacificação do Brasil, a harmonia entre os Poderes e cada um cumprir com as suas atribuições. Repito, sem adentrar nas agendas que são de competência de outro Poder”, defendeu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alcolumbre: Impeachment de ministros do STF causaria problemas para Brasil no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments