A travessia do túnel Santos-Guarujá, que terá o edital de obras lançado nesta quinta-feira (27),deverá durar menos de dois minutos, segundo o Governo Federal. O trecho ligará as duas cidades da Baixada Santista, no litoral sul de São Paulo.
A obra vai contruir o primeiro túnel submerso do Brasil e o maior da América Latina. O objetivo é trazer maior agilidade no deslocamento entre Santos e Guarujá.
Antiga reivindicação na Baixada Santista, o túnel deve beneficiar pelo menos 80 mil pessoas diariamente. Cerca de 14 mil automóveis e caminhões de até três eixos fazem diariamente o trajeto entre Santos e Guarujá.
Pela estrada, a viagem dura aproximadamente uma hora. Por balsa, pode levar 18 minutos. Com o túnel, poderá ser feita em menos de dois minutos.
O túnel vai ter 1,5 quilômetros de extensão, dos quais 870 metros serão submersos. A pista vai possuir três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). O túnel também dará acesso para pedestres e ciclistas.
Uma solução para o calado dos navios — ou seja, a distância entre a linha d’água e a parte mais baixa do casco da embarcação — foi amplamente debatida pelo Governo Federal e pelo Governo Estadual, seguindo exemplos de países como Alemanha, Holanda e China.
“O túnel vai estar submerso a 21 metros, e atualmente o calado dos navios que passam por ali tem 15 metros”, afirmou Alex Ávila, secretário nacional de Portos do Ministério de Portos e Aeroportos.
Além do túnel, o projeto inclui a concessão do Canal do Porto de Santos, com o objetivo de aprofundar o calado e garantir a manutenção da área.
O governo de São Paulo confirma que a construção do túnel possibilitará o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas e pedestres, atendendo a uma demanda de mais de 28 mil pessoas que cruzam diariamente as margens através de barcos de pequeno porte e as balsas.
O projeto do túnel é estimado em aproximadamente R$ 6 bilhões, que serão custeados por três frentes: o governo de São Paulo, a União e o setor privado. O aporte público será dividido igualmente entre o governo de SP e o governo federal.
Veja abaixo uma imagem de como será o túnel:

Este conteúdo foi originalmente publicado em Travessia do túnel Santos-Guarujá deve durar menos de dois minutos; entenda no site CNN Brasil.