Início POLÍTICA STF pode julgar Lei de Abuso de Autoridade nesta quinta-feira (27)

STF pode julgar Lei de Abuso de Autoridade nesta quinta-feira (27)

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode iniciar o julgamento da Lei de Abuso de Autoridade nesta quinta-feira (27). A pauta está prevista para a sessão desta tarde.

Caso seja apreciada, o primeiro momento seria para ouvir advogados envolvidos no caso e as análises técnicas. Os votos deverão ficar para uma próxima sessão, que ainda precisaria ser agendada.

Instituições ligadas ao serviço público questionam a atualização da Lei de Abuso de Autoridade, editada em 2019. São encaixadas como ilegalidades na norma práticas de agente público, “com a finalidade específica de prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por mero capricho ou satisfação pessoal”.

A lei é usada para regular, além de servidores públicos e militares, integrantes dos Três Poderes, do Ministério Público e de tribunais.

Associações que representam esses trabalhadores, junto ao partido Podemos, questionam a constitucionalidade dos tipos de delitos alcançados pela norma e a segurança jurídica da lei. Elas argumentam que isso pode “interferir no andamento de investigações através da intimidação de autoridades policiais, de magistrados e membros do Ministério Público”.

Além disso, pontuaram o “cenário de forte insegurança jurídica em desfavor dos agentes públicos que atuam no sistema de persecução penal” e alertaram para o possível prejuízo no “combate ao crime organizado, à criminalidade violenta e à corrupção”.

A Advocacia-Geral da União (AGU) alterou o parecer inicial do caso e se manifestou contra os pedidos apresentados pelos funcionários públicos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF pode julgar Lei de Abuso de Autoridade nesta quinta-feira (27) no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments