Imagens de câmera de segurança obtidas pela CNN mostram o momento em que um ex-funcionário da Igreja Nossa Senhora do Carmo furta obras religiosas. O homem é investigado pela Polícia Civil de São Paulo por furto e interceptação de dezenas de itens sacros dessa e de outras igrejas de São Paulo.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o então encarregado em decorar o altar para as cerimônias entra em uma das salas onde estão as itens de maior valor da igreja, no dia 16 de janeiro deste ano. Nesta sala, não há câmeras.
Minutos depois, o suspeito deixa a sala com um objeto encoberto por panos entre os braços. De acordo com um dos representantes da entidade, trata-se de um crucifixo de prata maciço que desapareceu da igreja.
O objeto é tombado como patrimônio histórico e pode ser comercializado por altos valores no mercado clandestino.
Nas imagens das câmeras externas da igreja é possível ver o suspeito colocando o objeto dentro do porta-malas do próprio veículo.

O desaparecimento do crucifixo foi notado pelos demais funcionários que procuraram o 1° Departamento de Polícia no último sábado (22).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Obras sacras furtadas: câmeras de segurança mostram ação do suspeito no site CNN Brasil.