Início POLÍTICA Lula quer “revolução na segurança” e espera que Congresso aprove PEC

Lula quer “revolução na segurança” e espera que Congresso aprove PEC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (27) que espera a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, pelo Congresso Nacional. O texto foi apresentado recentemente pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, aos 27 governadores, que demonstraram preocupação com uma possível interferência da União na autonomia dos estados em relação a gestão.

“Essa PEC vai ser votada no Congresso Nacional e nós queremos definir qual é o papel do governo federal, onde que entra a Polícia Federal, onde que a gente pode participar junto com o Estado”, disse Lula em entrevista ao programa Balanço Geral Litoral, da TV Record.

Atualmente, a proposta está na Casa Civil para revisão e possíveis ajustes, após a análise, será enviada ao Congresso Nacional.

“Eu espero que Congresso Nacional aprove essa PEC, para que a gente possa fazer uma revolução na segurança brasileira e dar tranquilidade ao povo brasileiro”, ressaltou Lula.

A proposta apresentada por Lewandowski reforça que as atribuições da União nas áreas de segurança “não excluem as competências comum e concorrente dos demais entes federados nessa área, nem restringem a subordinação das polícias militares, civis e penais e a dos corpos de bombeiros militares aos governadores dos estados e do Distrito Federal”.

Durante entrevista coletiva em janeiro, o ministro afirmou que a União não tem “nenhum interesse” em interferir na gestão da segurança pública dos estados.

Nesta manhã, Lula ainda afirmou que o crime organizado “é uma indústria” e que tem “armamentos mais poderosos do que a polícia”.

“O crime organizado, hoje, é uma indústria, que, inclusive, tem braço do judiciário, tem braço no futebol, tem braço na política, tem braço no exterior. É importante que a gente coloque os bandidos na cadeia, esse é o problema sério, e para isso eu tenho que ter uma polícia atuante”, declarou.

“É preciso muita inteligência, porque nós não queremos que a polícia só chegue atirando sem perguntar, é preciso que a polícia esteja preparada para utilizar muita inteligência pra gente enfrentar o crime organizado, que é muito delicado. O crime organizado, hoje, em muitos lugares, tem armamentos mais poderosos do que a polícia”, prosseguiu o presidente.

O presidente tem apostado na PEC da Segurança para tentar aumentar a aprovação do governo, segundo apuração da CNN. Lula já cobrou o ministro Rui Costa, da Casa Civil, para apresentar a proposta ao Congresso. O projeto tem grande apoio da ala interna do governo, mas parecer contrário do chefe da pasta.

(Com informações de Débora Bergamasco, da CNN)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula quer “revolução na segurança” e espera que Congresso aprove PEC no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments