Início DESTAQUES GDF Jornalzinho no Hospital Cidade do Sol humaniza internação e mantém pacientes informados

Jornalzinho no Hospital Cidade do Sol humaniza internação e mantém pacientes informados

Estar internado em um hospital pode ser uma experiência solitária e ansiosa para muitos pacientes. Pensando nisso, a equipe do Hospital Cidade do Sol (HSol) desenvolveu uma iniciativa inovadora: o HCSol News, um jornalzinho semanal com notícias institucionais, passatempos e conteúdos informativos para tornar a estadia hospitalar mais leve e interativa.

O HCSol implementou um conjunto de ações voltadas para o acolhimento e humanização do atendimento de seus pacientes | Foto: Divulgação/IgesDF

A ideia surgiu a partir da observação da analista do Núcleo de Humanização Rainayra Miguel, que identificou na pesquisa de satisfação Net Promoter Score (NPS) uma recorrente reclamação dos pacientes: a falta de atividades e entretenimento durante a internação.

“Os pacientes comentavam que se sentiam entediados, sem acesso a informações externas, já que nem sempre podem usar o celular ou assistir à TV. Então, criamos o HCSol News como uma alternativa para informá-los e entretê-los ao mesmo tempo”, explica Rainayra.

Publicado semanalmente, o HCSol News traz informações e passatempos para os internos

O projeto foi desenvolvido em conjunto com a coordenadora multidisciplinar, Camila Frois, e rapidamente ganhou adesão entre os pacientes. O jornalzinho conta com uma matéria principal sobre o hospital, uma reportagem extraída do site do IgesDF, palavras cruzadas, jogo dos sete erros e frases para completar – tudo pensado para estimular a memória e oferecer um momento de descontração durante o período de internação.

A primeira edição foi lançada na semana passada, e a recepção dos pacientes foi extremamente positiva – muitos agradeceram pela iniciativa. “O objetivo do jornal não é apenas informar, mas proporcionar um momento de lazer e distração aos pacientes. Mesmo sendo um hospital, acreditamos que pequenas ações podem tornar a experiência mais humanizada”, afirma Camila.

Humanização da internação à alta

O HCSol News se soma a um conjunto de ações do hospital voltadas para o acolhimento e humanização do atendimento. A equipe também desenvolveu a Jornada Humanizada, um projeto que acompanha o paciente desde sua chegada até o momento da alta.

O primeiro passo dessa jornada é a Cartilha Informativa, entregue no momento da internação. Ela contém todas as informações sobre a rotina hospitalar, como horários de visitas, normas da unidade e direitos dos pacientes.

Durante a internação, o paciente recebe o Prontuário Afetivo, um documento colocado ao lado do prontuário médico com informações sobre suas preferências, como apelido, músicas favoritas e cores prediletas. “Isso cria um vínculo entre a equipe de saúde e o paciente, garantindo um atendimento mais próximo e acolhedor”, destaca Rainayra.

Por fim, no momento da alta, o hospital entrega o Cartão de Alta, um certificado assinado pelos profissionais que cuidaram do paciente, agradecendo pela confiança na equipe. “Esse pequeno gesto faz toda a diferença. Muitos pacientes saem emocionados ao perceberem que foram lembrados e valorizados durante sua internação”, completa Camila.

Com iniciativas como essas, o Hospital Cidade do Sol reafirma seu compromisso com um atendimento humanizado, alinhado aos princípios do IgesDF, que busca constantemente aprimorar o cuidado e acolhimento à população do Distrito Federal.

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments