Início BRASIL Raias ameaçadas de extinção são encontradas mortas no litoral de SP

Raias ameaçadas de extinção são encontradas mortas no litoral de SP

Milhares de raias ameaçadas de extinção foram encontradas mortas na Praia do Itararé, em São Vicente, no litoral de São Paulo, na manhã da última terça-feira (25). A raias são da espécie ticonha (Rhinoptera bonasus e R. brasilienses).

Segundo a Universidade Estadual Paulista (Unesp), os animais provavelmente foram capturados pela pesca de arrasto de praia e foram abandonados por não possuírem valor comercial.

A pesca de arrasto é um método que utiliza grandes redes rebocadas pelo fundo do mar, capturando tudo que cai na rede. Coordenadores da UNESP São Vicente estiveram no local para recolher os animais e realizar estudos futuros.

 

Segundo o biólogo Alex Ribeiro, as raias conhecidas como raias-ticonha são difíceis de se encontrar na superfície. Elas se alimentam de animais que ficam enterrados na areia. “Então, elas têm o hábito de se alimentar no fundo”, explicou o biólogo.

O especialista destacou que a espécie possui ferrões que podem causar dor e ferimentos leves. Além disso, ressaltou que a Rhinoptera bonasus é classificada como vulnerável para o Brasil.

A Prefeitura de São Vicente informou à CNN que “imediatamente após tomar ciência do caso, solicitou apoio do Instituto Gremar, responsável pela proteção do ambiente marinho e de animais silvestres, na contagem e identificação dos animais localizados na Praia do Itararé.”

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) ressaltou que já iniciou o processo de investigação e apuração das possíveis causas e justificativas.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Raias ameaçadas de extinção são encontradas mortas no litoral de SP no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments