Fantasiados de abelhinhas e zangões, os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) ganharam um ensaio fotográfico de Carnaval, nessa terça-feira (25/2).
Veja:
A equipe multidisciplinar da UTI organizou o ensaio carnavalesco “Bloquinho Pingo de Gente” com amor, carinho e humanização. As mamães também participaram, confeccionando as fantasias manualmente.
Letícia Borges, de 22 anos, é mãe da pequena Laura, de dois meses. Sua filha nasceu prematura extrema, com 26 semanas de gestação e pesando apenas 800 gramas.
“No começo, foi assustador, fiquei com muito medo. Mas a equipe sempre nos deu todo o suporte, e hoje a Laura já está com 1,884 kg e mamando. O pior já passou”, desabafou.
Segundo Letícia, foi gratificante poder participar deste ensaio de Carnaval. “Terei uma lembrança boa quando sair daqui com a minha bebê. As meninas da equipe são maravilhosas, só posso agradecer”, afirmou.
Milagre
Samira Martins, 23 anos, mãe da Heloísa Emanuely, de um mês, também ficou encantada. A bebê nasceu com 25 semanas, pesando apenas 640 gramas. Hoje, ela já está com 838 gramas e segue em acompanhamento constante.
“Com essas fotos, vou ter história para contar, pois ela é o meu milagre e o xodó de toda a família, principalmente do papai e da avó”, comentou, elogiando o cuidado da equipe de profissionais de saúde do HRSM.
Humanização
Segundo a chefe do serviço de Enfermagem da UTI Neonatal, Lorena Mendes, o ensaio proporciona a humanização do serviço prestado para os bebês e as famílias, além de ser um momento gratificantes para a equipe de saúde.
“Esses ensaios não são apenas registros fotográficos, mas também um ato de amor e humanização no processo de internação. Para as famílias, que vivem dias desafiadores, ver seu pequeno em um cenário delicado e acolhedor traz conforto, esperança e um respiro em meio à rotina hospitalar. Já para nós, profissionais, é um lembrete de que cada bebê é mais do que um paciente; é uma vida cheia de significado, digna de carinho e cuidado”, afirmou.
Os cliques foram feitos pela equipes da UTI Neonatal. Alguns bebês não puderam sair das incubadoras, por isso foram fotografados dentro dos equipamentos de suporte, com cuidado, para garantir a segurança e saúde na folia.