Início DESTAQUES GDF Programa Adasa na Escola inicia jornada em 2025 celebrando 15 anos de...

Programa Adasa na Escola inicia jornada em 2025 celebrando 15 anos de educação ambiental

O Programa Adasa na Escola (PAE) deu início às suas visitas educativas de 2025 nas instituições de ensino do Distrito Federal, marcando um ano especial: a celebração dos 15 anos da iniciativa. A primeira instituição a receber a equipe foi a Escola Classe RCG, na quarta-feira (19), seguida pela Escola Classe 18 de Ceilândia, que teve a visita na sexta-feira (21). No sábado, o Adasa na Escola ainda participou da Abertura Regional dos Escoteiros do Brasil – Região DF, engajando mais de 2 mil jovens no consumo consciente da água, descarte correto de resíduos e adoção de hábitos sustentáveis.

“É com grande alegria que iniciamos as atividades do Programa Adasa na Escola 2025, fortalecendo a conscientização sobre o uso sustentável da água e o descarte correto de resíduos sólidos. Este ano é ainda mais especial, pois celebramos 15 anos do programa, reforçando nosso compromisso com a educação ambiental. Além das visitas educativas, lançamos uma nova cartilha de atividades e brindes exclusivos para os alunos participantes”, destacou Gabrielle Ribeiro, palestrante do Adasa na Escola.

Desde sua criação, o Adasa na Escola já realizou mais de 770 visitas, atendendo mais de 354 mil alunos em todo o Distrito Federal | Foto: Divulgação/Adasa

Criado em 2010, o programa é uma iniciativa da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF). Seu objetivo é apresentar a Adasa e sensibilizar alunos e professores das redes pública e privada do DF sobre o uso consciente da água, a destinação correta dos resíduos sólidos e a importância do Cerrado como berço das águas.

Para a vice-diretora da Escola Classe 18 de Ceilândia, Joaquina Pessoa, iniciativas como o Adasa na Escola são muito importantes para a formação dos alunos. “Trazer um projeto como esse é fundamental para ensinar as crianças, desde cedo, sobre o uso racional da água e o descarte correto do lixo. É uma forma lúdica e divertida de abordar um tema tão importante, especialmente em tempos de calor intenso, quando vemos a água em diferentes formas, mas nem sempre com a devida consciência de sua importância para a vida”, ressaltou.

Segundo a vice-diretora, é essencial que as crianças compreendam que, apesar da abundância de água no planeta, apenas uma pequena parcela é potável e adequada para consumo. “A experiência para os alunos foi maravilhosa. Eles amaram. Hoje, com os mascotes, como a Gotita e os demais personagens, o aprendizado se tornou ainda mais envolvente e inesquecível”, concluiu.

Desde sua criação, o Adasa na Escola já realizou mais de 770 visitas, atendendo mais de 354 mil alunos em todo o Distrito Federal. O programa utiliza ferramentas lúdicas, como contação de histórias, mascotes e músicas, para incentivar crianças e adolescentes a se tornarem Guardiões da Água e atuarem como multiplicadores de práticas sustentáveis.

“E no segundo semestre estaremos em parceria com a SEEDF e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal com a Gincana da Sustentabilidade, ampliando ainda mais o impacto do programa e incentivando a competição saudável entre os estudantes para promover boas práticas ambientais”, acrescentou Gabrielle Ribeiro.

Escolas interessadas em receber o Adasa na Escola podem acessar este site para agendamento e download de diversos materiais didáticos do programa.

“Não percam a oportunidade de enriquecer a formação dos alunos da sua escola. Estamos disponíveis para levar alegria e conhecimento ambiental para as escolas do Distrito Federal. Agende já uma visita”, incentiva a palestrante.

*Com informações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa)

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments