A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 5ª Delegacia de Polícia (área central), deflagrou, na manhã desta terça-feira (25/2), a Operação Vaporaki, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas sintéticas.
A investigação, conduzida pela Seção de Repressão às Drogas (SRD), teve início em junho de 2023 e revelou uma rede estruturada de distribuição de drogas no Entorno do DF.
Veja imagens da operação:
As diligências se intensificaram após a apreensão de registros de transações de drogas. A partir da análise e de interceptações telefônicas, os investigadores conseguiram identificar os principais suspeitos.
Um homem de 31 anos foi preso e outro jovem, de 28, suspeito de atuar na distribuição de drogas, está foragido.
A operação contou com a participação de 18 policiais civis que cumpriram três mandados de busca e apreensão nas cidades de Valparaíso de Goiás e Luziânia, ambas no Entorno do DF.
O homem de 31 anos foi preso em flagrante. Na residência dele, foram apreendidos vários comprimidos de ecstasy e porções de MDMA.
Atuação dos Investigados
As investigações apontam que os suspeitos operavam um esquema de distribuição que utilizava mototaxistas para realizar entregas de drogas. Além disso, um dos investigados mantinha registros detalhados de fornecedores e clientes em um aplicativo de gestão de vendas, evidenciando a organização do grupo.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A PCDF segue intensificando as investigações para identificar outros envolvidos e desmantelar completamente a organização criminosa.