Início POLÍTICA Cota para exportação de alimentos provoca racha no governo

Cota para exportação de alimentos provoca racha no governo

O governo está dividido sobre a possibilidade de restringir exportações de alimentos como uma forma de aumentar a oferta no mercado interno e baratear o preço aos consumidores.

A ideia de criar “cotas de exportação” e um imposto para o que exceder esses volumes máximos foi aventada, segundo duas fontes do governo relataram à CNN, em reuniões no Palácio do Planalto pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pela Casa Civil.

Produtos como carne bovina, ovos, açúcar e café — todos em alta no mercado doméstico — poderiam ser alvo da medida.

Três ministérios se insurgiram contra essa hipótese: Agricultura, Fazenda e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi o mais enfático nas discussões. Ele avisou que pedirá demissão se o governo adotar “medidas extravagantes” para baixar o preço dos alimentos.

A ala contrária a esse tipo de intervenção apresentou uma série de argumentos. Por exemplo: as exportações de ovos representam apenas 0,4% da produção brasileira. Outro: as vendas de carne bovina ao exterior se concentram em cortes dianteiros — nenhuma relação, portanto, com a “picanha barata” prometida na campanha eleitoral de 2022.

Para esse grupo, não há bala de prata contra a alta de preços e é preciso esperar os resultados da “supercolheita” de grãos prevista para os próximos meses, bem como preparar um Plano Safra para o período 2025/2026.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cota para exportação de alimentos provoca racha no governo no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments