O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), para assistir ao filme “Ainda Estou Aqui”. O encontro ocorrerá no Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta segunda-feira (24), às 20h.
O convite partiu de Lula e ocorre em meio a ofensiva da oposição no Congresso Nacional para tentar destravar o projeto de lei sobre a anistia para condenados por participar dos atos criminosos de 8 de janeiro de 2023. Na semana passada, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve no Senado para pedir prioridade na pauta. A proposta está em análise na Câmara.
Antes da sessão de cinema, a expectativa é que Lula converse brevemente com os presidentes da Câmara e do Senado. Como a CNN mostrou, entre os assuntos que serão tratados nesse encontro está a articulação política do governo com o Congresso. O chefe do Executivo ainda não decidiu quem deve substituir Alexandre Padilha na Secretaria de Relações Institucionais. O ministro deve assumir a pasta da Saúde no lugar de Nísia Trindade.
A sessão de cinema, na residência oficial da Presidência, foi organizada pela primeira-dama Janja Lula da Silva. Além da cúpula do Congresso, a CNN apurou que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) deve comparecer. Também foram convidados ministros, aliados do Executivo e líderes do governo no Legislativo.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, está em período de férias e será representada pelo secretário-executivo Márcio Tavares dos Santos, que está como ministro em exercício.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor da obra literária que inspirou o filme e filho do deputado Rubens Paiva, foi convidado pelo presidente Lula para o encontro, mas disse à CNN que não poderá comparecer.
A família Paiva será representada na sessão pelo neto de Rubens Paiva, Chico Rubens Paiva. Chico é diretor de Descarbonização e Finanças Verdes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Ainda estou aqui
A exibição do filme será realizada a menos de uma semana da cerimônia do Oscar. O longa, dirigido por Walter Salles, concorre em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, pela interpretação de Fernanda Torres no papel da viúva Eunice Paiva.
O filme retrata a história da família Paiva e a luta por justiça após o desaparecimento durante a ditadura militar do ex-deputado Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. Foi baseado no livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula convida Hugo Motta e Davi Alcolumbre para assistir “Ainda estou aqui” no site CNN Brasil.