A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova titular. A então subsecretária Edilene Dias Cerqueira assume o posto de Ricardo Villafane. A mudança foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (24). No mesmo ato, o governador Ibaneis Rocha nomeou Ivai Abimael Martins como subsecretário da pasta.
Em março de 2023, o GDF criou a Subsecretaria de Proteção Animal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e, em setembro de 2024, alterou a estrutura para Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal. O órgão é responsável exclusivamente pelos direitos e bem-estar de cães e gatos do DF.

Em março de 2023, o GDF criou a Subsecretaria de Proteção Animal para atuar pelos direitos e o bem-estar de cães e gatos; estrutura foi alterada para Secretaria Extraordinária de Proteção Animal em setembro de 2024 | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
São funções da secretaria elaborar políticas públicas e programas voltados para a proteção desses animais, bem como articular parcerias e gerenciar acordos relacionados ao manejo populacional, vacinação, atendimento veterinário e reabilitação em casos de maus-tratos.
Quem é a nova secretária
Graduada em secretariado executivo, pós-graduada em gestão pública e servidora pública desde 2003, Edilene Cerqueira é da carreira da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF) há mais de 20 anos.Ela já atuou como chefe da Unidade de Fauna no Instituto Brasília Ambiental, foi servidora em órgãos federais como Ministério da Cultura e Ministério da Assistência Social.