Início POLÍTICA Deputado protocola projeto para vetar carimbos em ovos

Deputado protocola projeto para vetar carimbos em ovos

O deputado federal Filipe Barros (PL) protocolou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), na última sexta-feira (21), que busca vetar a Portaria nº 1.179, de 28 de setembro de 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária, que obriga a identificação individual de ovos destinados ao consumo humano.

O documento pede que a revogação da impressão, direta na casca dos ovos, de informações como data de validade e número de registro do estabelecimento produtor.

Em setembro de 2024, o Ministério da Agricultura publicou uma portaria a respeito dos procedimentos de funcionamento das granjas avícolas e unidades de beneficiamento de ovos no país.

“Ovos destinados ao consumo direto devem ser individualmente identificados, com a data de validade e com o número de registro do estabelecimento produtor, quando não seja utilizada uma embalagem primária”, diz a portaria.

Neste mês, o preço dos ovos de galinha teve um aumento de até 40% no atacado, devido a alta demanda e a oferta restrita dos alimentos, segundo nota da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Para Barros, a medida do Ministério da Agricultura e Pecuária “extrapola os limites da competência regulamentar do Poder Executivo, ao criar obrigações que impõem ônus excessivo ao setor produtivo, especialmente para pequenos e médios produtores”.

O parlamentar ainda alega que “não há previsão legal específica que autorize o Ministério da Agricultura e Pecuária a impor a obrigatoriedade de carimbo individual na casca dos ovos. A Lei nº 9.972/2000, que dispõe sobre a classificação de produtos de origem vegetal e animal, e o Decreto nº 9.013/2017, que regulamenta a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, não estabelecem tal exigência. Dessa forma, a portaria inova sem amparo legal, caracterizando-se como abuso do poder regulamentar e violação ao princípio da legalidade, consagrado no artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal”, ressaltou.

Segundo o projeto de Filipe Barros, a portaria acarreta em aumento de custos “operacionais inviáveis para pequenos e médios produtores”, como equipamentos de impressão a lasers e tinta atóxica, o que levaria a um aumento de 20%.

O deputado cita cinco motivos para vetar a decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária. Veja:

  • Extrapolar o poder regulamentar do Executivo
  • Criar ônus desproporcional para pequenos produtores e consumidores
  • Aumentar a burocracia sem justificativa técnica suficiente
  • Violar os princípios da legalidade, razoabilidade, livre iniciativa e eficiência
  • Criar um precedente perigoso para futuras regulamentações arbitrárias

O Projeto de Decreto Legislativo, agora, começa a tramitar na Câmara dos Deputados. Para uma aprovação, é necessário uma deliberação bicameral, ou seja, também deve passar pelo Senado posteriormente. Após essa etapa, o PDL torna-se, ou não, um Decreto Legislativo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Deputado protocola projeto para vetar carimbos em ovos no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments