Cobras, aranhas e outros animais silvestres e exóticos ilegais foram apreendidos, neste sábado (22), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante uma apresentação para crianças em um shopping center em São José, cidade localizada na Grande Florianópolis.
O ato foi realizado por um profissional contratado pelo local. Na ocasião, eram manipuladas diversas espécies, como aranhas, serpentes, anfíbios e roedores, além de conter partes de animais, como uma pele de sucuri amazônica.
Na plateia do evento diversas crianças estavam presentes e foram expostas a riscos ao terem acesso aos animais, além do risco para os próprios animais. Em determinado momento, as crianças avançaram sobre o palco, onde estavam os animais. Chegaram a tocar em uma jiboia e tiveram acesso à uma aranha peçonhenta.
Por conta da falta de documentação dos animais, tanto dos nativos brasileiros quanto dos vindos de fora do país ilegalmente, o profissional foi autuado e multado no valor total de R$ 24,5 mil. Além disso, o material e os animais envolvidos foram apreendidos.
De acordo com o Ibama, essa não é a primeira vez que o profissional é autuado por esse tipo de prática. Além disso, o órgão notificou o shopping a apresentar a documentação referente ao contrato com o profissional e também será investigado.
A CNN tentou contato com o shopping, mas não obteve retorno até o momento e o espaço segue em aberto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Animais silvestres e exóticos são apreendidos em shopping de SC no site CNN Brasil.