Início POLÍTICA Advogado de Bolsonaro volta a dizer que pedirá anulação da delação de...

Advogado de Bolsonaro volta a dizer que pedirá anulação da delação de Cid

Após se encontrar com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Celso Vilar, que compõe a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que pedirá a anulação da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

O advogado falou brevemente com a imprensa na saída do Supremo, onde reforçou que tentará descartar os apontamentos de Cid sobre a participação de Bolsonaro em uma trama golpista.

Além disso, informou que pedirá novamente uma extensão no prazo da defesa. O relator do caso, Alexandre de Moraes, concedeu 15 dias para os argumentos dos advogados, mas a defesa do ex-presidente deseja 83 dias.

Isso porque a Procuradoria-Geral da República elaborou a denúncia, enviada ao STF, nesse tempo. Moraes já negou a ampliação do prazo.

Antes da audiência com Vilardi, Barroso disse que atende “as pessoas em geral, quem me pede, na medida do possível, eu atendo”.

Bolsonaro é acusado pelos seguintes crimes:

  • Organização criminosa armada
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Golpe de Estado
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima
  • Deterioração de patrimônio tombado

O que disse Cid?

Na delação, o ex-ajudante de ordens colocou Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, como líderes da organização golpista.

Além disso, Cid revelou que o ex-presidente pediu a ajuda dele para forjar o próprio cartão de vacina e o da filha mais nova.

O ex-ajudante também falou sobre o caso das joias sauditas e a viagem que fez, a pedido de Bolsonaro, para vender os itens de luxo.

O caso da vacina e das joias não foi objeto da denúncia da PGR contra o ex-presidente, mas ele foi indiciado pela Polícia Federal (PF) nessas duas investigações.

A procuradoria planeja enviar denúncias “fatiadas”, ou seja, não é descartado denunciar o político do PL em mais casos.

Processo

Após o envio da denúncia, caberá ao relator do caso avaliar se ela está pronta para ser julgada e ouvir os argumentos dos 34 denunciados.

Caso decida que tudo está em ordem, Moraes pautará a análise na Primeira Turma do Supremo, quando os ministros avaliarão se tornarão os denunciados em réus e se eles deverão responder um processo judicial.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Advogado de Bolsonaro volta a dizer que pedirá anulação da delação de Cid no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments