Início POLÍTICA Ibama anuncia afastamento de coordenador de licenciamento ambiental

Ibama anuncia afastamento de coordenador de licenciamento ambiental

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou, nesta sexta-feira (21), que o servidor Ivan Werneck Sanchez Bassères, atual Coordenador de Licenciamento Ambiental de Exploração de Petróleo e Gás Offshore, será afastado do cargo temporariamente.

De acordo com o Ibama, a mudança se dá porque Werneck foi aprovado em um programa da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre assuntos oceânicos e direito do mar.

Portanto, o órgão alega que a troca não tem relação com questões políticas, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem criticando publicamente o órgão por ainda não ter autorizado a Petrobras a explorar petróleo na região da Margem Equatorial, na bacia da Foz do Amazonas.

“O processo seletivo se deu entre os meses de setembro e novembro de 2024 e o programa terá duração de nove meses, iniciando-se em 26 de março de 2025. Após o término do programa, o servidor deverá retornar ao Ibama”, explicou, em nota, o instituto.

O afastamento do funcionário ainda depende da autorização do Ibama, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A CNN apurou que Ivan já havia combinado com o órgão que sairia do cargo para participar do programa.

Apesar de ser coordenador da área, ele não faz parte da equipe que analisa esse processo, então a mudança não alteraria, na prática, a decisão sobre a exploração de petróleo. O próprio servidor deve indicar um substituto.

Lula critica Ibama

A Margem Equatorial é uma região que engloba as zonas marítimas da costa do Brasil, Guiana, Suriname e outros países da América do Sul. A área é rica em petróleo e gás natural, o que a deixa na mira de grandes empresas petrolíferas.

A exploração em questão, que depende do aval do Ibama, autorizaria a perfuração de poços para avaliar a viabilidade econômica da extração de petróleo.

O presidente tem defendido a exploração na região e reclamou da falta de autorização do Ibama para a Petrobras realizar estudos de viabilidade técnica na área.

“Se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é para a gente ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo”, disse Lula.

As falas irritaram os servidores do Ibama, que consideram a pressão do governo inadmissível e apontam a tentativa de interferência política nos trabalhos do Instituto.

Em nota, os técnicos afirmam que as declarações de Lula são contraditórias com a postura de um país que sediará a COP30, em novembro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ibama anuncia afastamento de coordenador de licenciamento ambiental no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments