Início POLÍTICA É raso culpar o Congresso, diz líder da bancada do agro sobre...

É raso culpar o Congresso, diz líder da bancada do agro sobre Plano Safra

Em entrevista à CNN, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), disse que é raso apontar o Congresso como principal culpado pela suspensão do Plano Safra.

“É muito raso a fala de que o Congresso Nacional não votou o Orçamento e o problema é esse”, disse Lupion.

Para Lupion, “inexiste qualquer capacidade de articulação política” com o Congresso por parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que explica a não aprovação do Orçamento de 2025.

Na quinta-feira (20), o Tesouro Nacional suspendeu as linhas de crédito do Plano Safra 2024/2025, sob a justificativa de que o Congresso ainda não aprovou o Orçamento deste ano, além de problemas com as recentes altas na taxa Selic.

Anúncio de Haddad

Em meio a críticas do setor, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nesta sexta-feira (21), um crédito extraordinário de R$ 4 bilhões para resolver a questão, por meio de medida provisória (MP).

A entrevista de Pedro Lupion à CNN foi concedida horas antes da fala de Haddad. No anúncio, o ministro renovou as críticas ao Congresso pela não aprovação do Orçamento.

“Lamentavelmente, o Congresso ainda não apreciou o Orçamento. A informação que tenho é que sequer o relatório foi apreciado ainda, ou será apreciado no curto prazo”, afirmou Haddad.

“O presidente da República disse que, em virtude do ritmo que as coisas estão, não podemos aguardar o Orçamento ser aprovado”, acrescentou.

Após as críticas de Haddad, o relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano, senador Angelo Coronel (PSD-BA), afirmou à CNN que Haddad sabe “muito bem onde está o problema” do impasse no Congresso.

Para integrantes do Congresso Nacional, são três as discussões que travam o avanço da proposta: as emendas — ainda sem acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) –, o programa Pé-de-Meia e o Vale-Gás, que ainda não estão no Orçamento.

A expectativa é de que o Orçamento seja apreciado no Congresso após o feriado de Carnaval, em março.

“A população é quem paga a conta, principalmente os produtores rurais, por causa de uma falta de articulação política total”, afirmou Pedro Lupion. “Há um problema sério macroeconômico e político”, acrescentou.

*Com informações de Gabriela Prado, da CNN, em Brasília

Este conteúdo foi originalmente publicado em É raso culpar o Congresso, diz líder da bancada do agro sobre Plano Safra no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments