Início POLÍTICA Chegada de turistas internacionais cresce 55%, comparado a janeiro de 2024

Chegada de turistas internacionais cresce 55%, comparado a janeiro de 2024

A chegada de turistas internacionais ao Brasil cresceu 55% em janeiro deste ano se comparado com o mesmo período do ano passado. No primeiro mês deste ano, 1.483.669 estrangeiros chegaram ao país. Há um ano, o número havia sido de 956.737.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira (21) pelo governo federal com dados do Ministério do Turismo, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Polícia Federal.

A última vez que mais de um milhão de turistas estrangeiros entraram no Brasil somente em janeiro foi em 2018. Na época, foram 1.067.389 pessoas.

A maior parte dos turistas de janeiro deste ano veio da América do Sul, com um salto expressivo na quantidade de argentinos. Apenas do país vizinho foram 870.318 visitantes, o que representa 92% a mais do que em janeiro do ano passado.

Argentinos têm vindo mais para o Brasil devido ao câmbio favorável a eles e investido em férias na região sul, pela proximidade.

O Paraguai enviou 108.118 turistas, pouco mais do que os 104.338 de janeiro de 2024.

Já o Chile enviou 34% turistas a mais: 103.620 em janeiro deste ano contra 77.221 no mesmo período do ano passado.

Depois desses países, a origem da maioria dos turistas recebidos pelo Brasil neste início de ano é Uruguai, Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Bolívia, Reino Unido, França, Itália e Venezuela.

Esses números englobam tanto estrangeiros no Brasil a lazer quanto em turismo de negócios.

Os estados mais visitados são Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Bahia.

A maioria dos turistas neste início de ano entrou no Brasil por transporte terrestre: 54%. Chegadas por avião representam 40,9% e por vias marítimas e fluviais somaram 4,9%.

“Estamos promovendo o país com mais inteligência e com parcerias estratégicas para atrair turistas de todo o mundo. Hoje, o Brasil se tornou um país mais competitivo, o turista na hora de decidir para onde vai, encontra mais opções de pacotes e de voos para o Brasil, e é impactado com mais informações sobre o que pode encontrar em nosso país, de acordo com o seu perfil de consumo. Isso tem feito toda a diferença”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em nota.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, avalia que o dado é um excelente ponto de partida para que os números de 2024 sejam superados.

“O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul. Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e também do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes. Seguimos trabalhando para que essa tendência continue impulsionando a economia e gerando novas oportunidades para os brasileiros”, afirmou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chegada de turistas internacionais cresce 55%, comparado a janeiro de 2024 no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments