Início BRASIL Os encantos do sul, sudeste e centro-oeste do Brasil

Os encantos do sul, sudeste e centro-oeste do Brasil

 

 

Viajar pelo Brasil é descobrir uma enorme diversidade cultural e gastronômica, se encantar com belíssimas paisagens e encontrar opções de lazer para todos os gostos.

Um país com dimensões continentais e regiões marcadas por características únicas. Se o norte e nordeste oferecem cenários incríveis, o centro-oeste, sul e sudeste também têm pontos turísticos igualmente maravilhosos.

 

No centro-oeste, a magia da vida selvagem

Entre os principais encantos da região está a Chapada dos Veadeiros (GO), destino ideal para quem está em busca de contato com a natureza, descanso, boas trilhas e refrescantes banhos de cachoeira – são dezenas de opções, mas a Santa Bárbara, com suas águas azuis, é imperdível.

O local ainda conta com cânions, cavernas, piscinas naturais e uma riquíssima fauna, que inclui onça-pintada e o lobo-guará, entre outras espécies ameaçadas de extinção.

No fim do dia, o pôr do sol em meio ao cerrado é um espetáculo inesquecível. Já à noite, é possível curtir os bares, restaurantes e feirinhas da Vila de São Jorge e de Alto Paraíso, ou relaxar na pacata e tranquila cidade de Cavalcante.

Outro cartão-postal da região centro-oeste é o Pantanal (MS), a maior planície inundável do planeta e cenário de uma incrível biodiversidade. Ideal para quem gosta de turismo de aventura, no local é possível tocar uma comitiva, passear a cavalo, andar de caminhonete 4×4 ou de barco e se emocionar com a vegetação exuberante e a riqueza da fauna e flora. Ali vivem cerca de 230 espécies de peixes, 650 de aves, 80 de mamíferos e 50 de répteis.

A cerca de 160 km está Bonito (MS), um lugar que ficará para sempre em sua memória. Localizada no ponto em que o Cerrado encontra a Mata Atlântica, a cidade é um polo do ecoturismo, famosa por suas paisagens naturais, como os rios cristalinos e cavernas impressionantes, resultado da alta presença de calcário no solo.

Com um turismo responsável, baseado na preservação ambiental e na gestão pública sustentável, Bonito é o local ideal para se reconectar com a natureza, flutuar com peixes de diversas espécies, observar animais em seu habitat natural, descer de rapel elétrico numa gruta, cavalgar, tomar banho de cachoeira e admirar paisagens incríveis.

Outro tesouro natural do Brasil é o Cânion de Jatobá, o único Cânion azul do Brasil, localizado no Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 520 km de Cuiabá (MT). Seus paredões rochosos altíssimos e a água turquesa, cristalina, compõem um cenário impressionante e inesquecível.

Quando se fala no Distrito Federal, logo vem à sua mente Brasília, com sua Catedral Metropolitana, Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty, a Praça dos Três Poderes e tantas obras belíssimas da década de 60? Sem dúvida, esses e outros prédios icônicos merecem uma visita, mas o DF é muito mais.

Quem quer curtir a natureza da região, por exemplo, deve ir à Brazlândia, a cerca de 50 km da capital federal, um verdadeiro tesouro ecológico com mais de 100 cachoeiras mapeadas, trilhas e parques, ideais para a prática de ecoturismo e turismo de aventura.

Vale visitar, ainda, a Reserva Chapada Imperial, um santuário ecológico que acumula prêmios e indicação como modelo de desenvolvimento sustentável em propriedade particular. Trilhas ecológicas no bioma Cerrado, inúmeras cachoeiras, rota das árvores, museu eco histórico, arvorismo, projeto bicho livre, reintrodução de animais silvestres, resgate cultural e inserção social junto à comunidade local são algumas das atividades e iniciativas desenvolvidas no local.

 

 

No sudeste, modernidade e história caminham juntas

Uma das cidades mais bonitas do Brasil, Paraty (RJ) é daqueles lugares em que se pode viver as melhores experiências em um único destino. Com um conjunto arquitetônico colonial preservado, belíssimas paisagens, onde a Mata Atlântica assume o protagonismo e o azul do mar e o verde das montanhas se complementam em perfeita harmonia, cultura, gastronomia e biodiversidade excepcionais, a cidade é um cenário paradisíaco. Não à toa, a cidade é reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Durante o dia, a dica é desvendar as mais de 60 praias, algumas acessadas por carro, outras apenas por barco, além das inúmeras cachoeiras escondidas entre a mata exuberante. Ao entardecer, caminhe pelas ruas do Centro Histórico para admirar os casarões e igrejas coloniais e conhecer os ateliês dos artistas plásticos e ceramistas locais.

Quem quer conhecer a fundo o passado colonial do Brasil também deve visitar Minas Gerais para conhecer suas cidades históricas, percorrer tranquilamente as ruas de paralelepípedo e se encantar com as construções coloniais, como igrejas e monumentos típicos do século XVIII.

O roteiro inclui Ouro Preto, que, por dispor do maior acervo de arquitetura e arte do período colonial, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade; Diamantina; Tiradentes e Mariana, cidades perfeitas para uma imersão na história do Brasil. Não deixe de experimentar a gastronomia da região – do pão de queijo ao doce de leite, passando pelo leitão à pururuca e o tutu de feijão, todos os quitutes são deliciosos.

Paraíso dos ecoturistas, o Espírito Santo oferece atrativos naturais para todos os gostos. As opções variam entre praias e montanhas, águas turvas dos manguezais ou cristalinas das lagoas, serras antigas recobertas por matas inexploradas a pontões rochosos.

No sul do Estado, por exemplo, está um dos ícones do montanhismo no Brasil: o Parque Nacional do Caparaó, que abriga o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do país com 2.890m de altitude.

Já Linhares, no norte do Estado, reúne o maior complexo lagunar do país. São 64 lagoas, entre elas a Juparanã, a maior em volume de água do Brasil. Ali, também, está a Floresta Nacional de Goitacazes (Flona), a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil. São 1,3 mil hectares de verde, onde é possível fazer trilhas e admirar animais como pica –pau, veado, tamanduá, jacutinga e macaco-barbado, entre outros, além de árvores centenárias, jequitibás, jacarandá e outras espécies remanescentes do processo de desmatamento.

No entanto, quem quer curtir uns dias de agito, encontra em São Paulo (SP), muita diversão. Se a ideia é fazer turismo na cidade, não deixe de conhecer o Mercado Municipal de São Paulo. Com arquitetura marcante, mais de 12 mil m2 e 91 anos de história, o Mercadão reúne uma enorme variedade de produtos, que vão desde hortifrutigranjeiros e especiarias até refeições e lanches, como o tradicional sanduíche de mortadela – imperdível.

Inclua no seu roteiro uma visita ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), ao MAM (Museu de Arte Moderna), à Pinacoteca do Estado e ao Museu do Ipiranga. Passeie pelo Parque do Ibirapuera, pela Avenida Paulista (suba no Mirante do SESC para ter uma vista impactante da cidade), aprecie os grafites da Vila Madalena e do Beco do Batman. Entre um passeio e outro, aproveite para experimentar os quitutes da cidade. Do pastel de feira ao pão na chapa na padaria, dos botecos aos restaurantes estrelados, São Paulo oferece delícias para todos os gostos e bolsos.

 

No sul, momentos de tranquilidade e beleza inesquecíveis

Com paisagens deslumbrantes, povo hospitaleiro e bons vinhos, a região foi influenciada pela imigração europeia, principalmente pelos italianos, alemães e poloneses, que se evidencia principalmente na arquitetura, gastronomia e cultura locais.

Na Serra Gaúcha, Canela e Gramado (RS) encantam os visitantes com suas ruas charmosas, o clima europeu e a arquitetura no estilo alpino.

Ali está, também, a cidade de Bento Gonçalves, conhecida principalmente por seu Vale dos Vinhedos, um roteiro que inclui lindas paisagens, imersão na cultura dos imigrantes italianos, visita a dezenas de vinícolas de todos os portes – desde cantinas a grandes empresas conhecidas internacionalmente e refeições em restaurantes espetaculares.

Mas, além de montanhas, o sul do Brasil também tem praias incríveis. E nesse quesito, o litoral de Santa Catarina é imperdível.

Bastante conhecida dos turistas, a grande Florianópolis conta com praias lindas e badaladas, ideais para quem curte um agito. Bons exemplos são a Praia de Jurerê, Canasvieiras e da Joaquina.

Porém, quem está em busca de sossego, encontra no litoral norte e sul do estado praias perfeitas, com boa infraestrutura, largas faixas de areia, mar com água cristalina, sob medida para descansar e relaxar.

No norte, destacam-se a Praia do Bispo, da Boca, da Barra e de Bombinhas – belíssimas. 

Já no sul, a Praia da Gamboa, em Garopaba, tem mar tranquilo, clima familiar e pouco movimento. Perto dali está a cidade de Imbituba, com duas lindas praias: a do Rosa e a de Ibiraquera.

Um pouco mais ao sul, o turista passa por Laguna, com praias tranquilas – destaque para a do Cardoso e de Itapirubá -, e as bucólicas vilas de pescadores.

 O litoral de Santa Catarina é imperdível, ainda, por fazer parte da Rota da Baleia Franca. Elas chegam todos os anos, entre julho e novembro, para se reproduzirem, fugindo das águas geladas da Antártica. Os melhores pontos para observação dos animais ficam entre as cidades de Garopaba, Imbituba e Laguna.

 Outra experiência inesquecível é visitar as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR).  Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, referência internacional na conservação da natureza e no turismo sustentável, o complexo está entre as Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, e não é à toa. São 275 quedas d’água com até 90 metros, que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. O espetáculo pode ser apreciado através de passeios de barcos ou helicópteros.

Além da visita às Cataratas, vale a pena incluir na sua programação o Macuco Safari, que tem início com um passeio de 2 km pela selva do Parque Nacional do Iguaçu, seguido por uma trilha pela mata, ao longo da caminhada, conduzida por guias, é possível ver animais selvagens e descobrir informações fascinantes sobre a fauna e flora locais. Na última etapa, uma aventura surpreendente: um bonde elétrico leva os visitantes até o cais do Rio Iguaçu, de onde partem bimotores Macuco Safari para um emocionante passeio pelo Rio Iguaçu, com direito a vistas espetaculares e a oportunidade de sentir bem de perto a energia das águas das Cataratas do Iguaçu!

 

 

Conheça o Brasil

Essas são apenas algumas sugestões, porque as regiões centro-oeste, Sul e Sudeste do Brasil têm muito mais a oferecer. Para estimular o turismo no país, independentemente do meio de transporte, o Ministério do Turismo conta com a campanha “Conheça o Brasil“.

Em sua mais recente etapa, “Conheça o Brasil: Voando”, incentiva os brasileiros a explorarem novos destinos, aproveitando as diversas opções de voos disponíveis.

Entre as estratégias adotadas para ampliar a malha aérea brasileira e democratizar o acesso às viagens de avião, irá oferecer cerca de 18 mil novos voos até fevereiro de 2025 e ampliar o serviço de stopover.

Redescubra o Brasil e encante-se com a diversidade, riqueza e a grandeza do nosso país.

Acesse turismo.gov.br/conhecaobrasil para planejar sua viagem e conhecer mais sobre as iniciativas e destinos promovidos pela campanha “Conheça o Brasil”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Os encantos do sul, sudeste e centro-oeste do Brasil no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments