Início BRASIL Médiuns apresentam modificações genéticas, aponta estudo

Médiuns apresentam modificações genéticas, aponta estudo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo (USP) investigou as bases genéticas da mediunidade, comparando o DNA de médiuns com o de seus parentes não médiuns. A avaliação, realizada entre 2020 e 2021, identificou variantes genéticas exclusivas dos médiuns, possivelmente relacionadas ao sistema imunológico e ao processamento de informações do ambiente.

pesquisa pioneira analisou o exoma – a parte do genoma que codifica proteínas – de médiuns e seus parentes não médiuns. O objetivo era identificar diferenças genéticas que pudessem estar associadas à mediunidade. O resultado identificou 15.669 variantes genéticas exclusivas dos médiuns, com potencial impacto na função de 7.269 genes.

Após ajustes para garantir a qualidade dos dados, a amostra final contou com 119 participantes66 médiuns e 53 controles (parentes não médiuns). O estudo ainda permitiu a inclusão de gêmeos monozigóticos médiuns, que permitiu uma análise comparativa com um terceiro irmão não médium, fortalecendo a validação dos resultados.

Maiores impactos

A análise genética revelou mutações em genes relacionados à proteção de mucosasapresentação de antígenos e funções imunológicas. A presença dessas variantes genéticas sugere uma possível influência do sistema imunológico no processamento de informações do ambiente externo pelos médiuns.

Os cientistas descobriram alterações de alta expressão, como a translocação de ZAP-70 uma tirosina quinase crucial na ativação de linfócitos T, glóbulos brancos que atacam substâncias estranhas para o sistema imunológico.

Essa descoberta fortalece a teoria sobre o possível envolvimento do sistema imunológico na mediunidade, insinuando que os médiuns podem possuir um sistema sensorial mais receptivo a estímulos do ambiente.

estudo contou com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP)Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Médiuns apresentam modificações genéticas, aponta estudo no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments