Em meio a onda de calor que assola o país, Salvador registrou a maior temperatura do ano nesta quarta-feira (19). Segundo a Defesa Civil da cidade (Codesal), a temperatura de 35,8°C foi atingida às 14 horas na estação climatológica da Base Naval de Aratu.
A segunda temperatura mais alta foi de 35,7°C, no dia 3 de fevereiro, em Itapuã, e 35,2°C, no dia 2 de fevereiro, durante a festa de Iemanjá. Várias outras cidades baianas chegaram perto dos 34° ao longo do mês.
O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (o Cemadec) é responsável pelo registro das temperaturas em Salvador e monitora 14 estações meteorológicas na capital, sendo que 11 registraram temperaturas que variaram entre 30,7ºC e 34,6ºC.
Ainda segundo a Defesa Civil, a média climatológica para fevereiro — que é o cálculo da temperatura dos últimos 30 anos — é de 31,1ºC. Se for considerado o mesmo período do ano passado, de 1º de janeiro a 19 de fevereiro, a máxima na Base Naval de Aratu foi de 36,2ºC.
Em entrevista à CNN, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) afirmou que não há alerta que configure onda de calor para a cidade e que as temperaturas são esperadas conforme a previsão para o verão, diferente de outras regiões do país que já chegaram aos 38 e 44°C. A estação termina em março.
Para esta quinta (20) e sexta-feira (21), a previsão é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, mas as temperaturas continuarão acima dos 30ºC. Estão previstos 33ºC para esta quinta e 32ºC de máxima na sexta. O mesmo cenário de chuvas fracas também estará presente neste final de semana.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Calorão: Salvador registra dia mais quente do ano no site CNN Brasil.