O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou, nas redes sociais, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para o parlamentar, houve “criatividade nesse roteiro”, que ele definiu como “patético”.
“PGR vai concorrer ao Oscar também? Haja criatividade nesse roteiro. Patético”, escreveu Nikolas no X (antigo Twitter).
PGR vai concorrer ao Oscar também? Haja criatividade nesse roteiro. Patético.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) February 19, 2025
Na noite de ontem (18), Bolsonaro foi denunciado, pela PGR, pelos seguintes crimes:
- Organização criminosa armada
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
- Golpe de Estado
- Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima
- Deterioração de patrimônio tombado
A defesa do ex-presidente alegou que a denúncia é inepta e baseada em uma única delação, referindo-se ao acordo de colaboração do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
“A inepta denúncia chega ao cúmulo de lhe atribuir participação em planos contraditórios entre si e baseada numa única delação premiada, diversas vezes alteradas, por um delator que questiona a sua própria voluntariedade. Não por acaso ele mudou sua versão por inúmeras vezes para construir uma narrativa fantasiosa”, disse a defesa.
“O [ex-]presidente jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam”, prosseguiu.
Com a apresentação da denúncia, o relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, dará o prazo de 15 dias para os advogados apresentarem defesa e eventuais contestações. Caso haja contestações a trechos da denúncia, o ministro abrirá vista à PGR para responder os questionamentos. O prazo de resposta é de cinco dias. Após o fim do prazo, a denúncia retorna à Corte e Moraes avaliará a acusação e os argumentos da defesa. Não há prazo para a análise.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “PGR vai concorrer ao Oscar também?”, diz Nikolas Ferreira sobre denúncia no site CNN Brasil.