Início BRASIL Dengue em SP: saiba o que muda com decretação de estado de...

Dengue em SP: saiba o que muda com decretação de estado de emergência

O governo do estado de São Paulo decretou situação de emergência por epidemia de dengue nesta quarta-feira (19). A medida visa garantir maior rapidez no acesso a recursos federais destinados à vigilância em saúde, atenção primária e especializada por parte do estado e dos municípios.

Além da agilidade no recebimento de recursos, o decreto facilita a implementação de ações contra a doença. A decisão veio após São Paulo registrar mais de 100 óbitos em 2025, sendo responsável por 3 em cada 4 mortes pela doença no país.

A medida foi recomendada pelo Centro de Operações de Emergências (COE) do estado e foi antecipada pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, nessa terça-feira (18), quando afirmou que o governo apresentaria estratégias durante um evento.

O que muda?

A legislação brasileira trata em mais de uma lei quais são as possibilidades após decreto de emergência. A Lei nº 12.340/2010 dispõe sobre a transferência de recursos da União para estados, Distrito Federal e municípios em ações de prevenção e recuperação de áreas afetadas por desastres, regulamentando o Fundo Nacional para Calamidades Públicas (Funcap).

A Lei nº 12.608/2012 institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), definindo diretrizes e responsabilidades para a gestão de riscos e desastres, incluindo a atuação de empreendedores públicos e privados.

O decreto de emergência é um reconhecimento legal, por meio de um decreto municipal e/ou estadual, de uma situação anormal. Essa situação causa danos e prejuízos que resultam no comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público.

A medida é um dos critérios para ser elegível ao cofinanciamento federal, sendo necessário que o estado ou município decrete o estado de calamidade pública ou emergência, devidamente reconhecido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR)

O governo de São Paulo, ao decretar situação de emergência e ter o reconhecimento do Poder Executivo federal, pode receber apoio complementar da União para lidar com o surto de dengue. Isso permite que os entes federados solicitem reconhecimento federal da situação de emergência ou calamidade pública, o que possibilita o acesso a recursos adicionais

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dengue em SP: saiba o que muda com decretação de estado de emergência no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments