Início POLÍTICA Lula só é superado em 1º turno por Bolsonaro, diz Paraná Pesquisas

Lula só é superado em 1º turno por Bolsonaro, diz Paraná Pesquisas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só é superado em eventual cenário de primeiro turno em 2026 por Jair Bolsonaro (PL) — que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) —, de acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas contratado pelo PL e divulgado nesta terça-feira (18).

A decisão do TSE, que entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores em julho de 2022 e atacar, sem provas, o sistema eleitoral, deixou Bolsonaro inelegível até 2030.

No levantamento divulgado nesta terça, foram ouvidas 2.010 pessoas entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%.

Pela margem de erro, há empate técnico entre Lula e Bolsonaro. No entanto, o ex-presidente surge numericamente à frente, com 36,0% das intenções de voto, ante 33,8% do atual mandatário. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,7%, Gusttavo Lima (sem partido), 5,1%, Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Leite (PSDB), 2,7% cada, e Helder Barbalho (MDB), 1,1%.

Nenhum, brancos e nulos somam 6,8% das respostas, enquanto outros 4,1% não souberam ou não opinaram. Veja os detalhes abaixo:

A pesquisa avaliou também mais cinco possíveis cenários para a eleição presidencial do próximo ano.

Outros nomes testados foram os da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), dos governadores de São Paulo e do Paraná, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Junior (PSD), respectivamente, além do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Confira abaixo todos os detalhes:

Cenário 2

chart visualization

Cenário 3

chart visualization

Cenário 4

chart visualization

Cenário 5

chart visualization

Cenário 6

chart visualization

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula só é superado em 1º turno por Bolsonaro, diz Paraná Pesquisas no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments