Início POLÍTICA Deputados apresentam projeto para suspender carimbos em ovos

Deputados apresentam projeto para suspender carimbos em ovos

Um projeto de decreto Legislativo para derrubar a portaria que instituiu a identificação de ovos com carimbos com a validade do produto foi protocolado nesta segunda-feira (17) na Câmara dos Deputados.

O documento pede a revogação da norma — que entrará em vigor a partir de março — e argumenta que a medida é desproporcional para pequenos e médios produtores, além de favorecer os grandes e estimular possíveis distorções no mercado.

Assinado pelos deputados Ricardo Salles (Novo-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Gilson Marques (Novo-SC) e Adriana Ventura (Novo-SP), a proposta avalia que a portaria do Ministério da Agricultura criou uma obrigação não prevista em lei, além de “evidentemente descumprir a exigência legal de Análise de Impacto Regulatório”.

“Além disso, a exigência de que cada ovo seja carimbado individualmente, com data de validade, é uma medida que não se mostra razoável, e ainda é
desproporcional, em especial para pequenos e médios produtores“, escrevem os parlamentares.

O texto afirma que a produção de ovos por pequenos e médios produtores não necessita de quaisquer atos públicos de liberação, com o objetivo de evitar o abuso do poder regulatório de maneira a, indevidamente, criar reserva de mercado ao favorecer grupo econômico na regulação, em prejuízo dos demais concorrentes.

Com isso, continuam os deputados, a medida interferiria na Lei de Liberdade Econômica, legislação federal que garante o livre mercado e a desburocratização.

“Acontece que a exigência de que cada ovo seja marcado individualmente pode ser, talvez, de fácil atendimento por grandes produtores, que possuem poder econômico e estrutura capaz de implementar processos automatizados”, afirma o texto.

“Por outro lado, a medida do MAPA [Ministério da Agricultura] é de difícil implementação, custosa e burocrática para ser implementada por produtores de menor porte. Como consequência, a portaria ainda tende a criar distorções concorrenciais“.

Carimbo em ovos

Em setembro de 2024, o Ministério da Agricultura publicou uma portaria a respeito dos procedimentos de funcionamento de granjas avícolas e de unidades de beneficiamento de ovos no país.

Um dos artigos que diz respeito a embalagem explica sobre a identificação por tinta em ovos que não contem com uma embalagem primária.

Ovos destinados ao consumo direto devem ser individualmente identificados, com a data de validade e com o número de registro do estabelecimento produtor, quando não seja utilizada uma embalagem primária”, afirma a portaria.

Ainda segundo a pasta, deve ser utilizada para a identificação uma tinta atóxica para impressão ou marcação na casca dos alimentos.

Ainda neste mês, a alta demanda e a oferta restrita dos alimentos fez com que os valores dos ovos aumentassem. Segundo nota da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgada à imprensa, nesta semana, o preço dos ovos de galinha teve um aumento de até 40% no atacado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Deputados apresentam projeto para suspender carimbos em ovos no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments