Início POLÍTICA PT avalia terceiro mandato na presidência do partido

PT avalia terceiro mandato na presidência do partido

O diretório nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) apresentou uma emenda para alterar o artigo que veda um terceiro mandato na executiva nacional da sigla. O assunto deve ser votado pelos integrantes do partido, nesta segunda-feira (17).

Se aprovado, o dispositivo abriria brecha, por exemplo, para que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), disputasse uma novo pleito interno. De acordo com aliados, a deputada federal não é candidata nas eleições petistas marcadas para julho.

Entretanto, a aprovação da nova regra poderia aumentar o poder de negociação da atual direção para postos-chave dentro do partido.

Um dos mais cobiçados é a Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento. Atualmente, Gleide Andrade (PT-MG), aliada de Gleisi, é a tesoureira do PT. Sem a nova a regra, ela teria que deixar o cargo.

Gleisi é cotada para assumir um ministério na reforma que deve ser feita por Lula na Esplanada. O mais citado é a Secretaria-Geral da Presidência da República. O cargo, hoje, está com Márcio Macêdo (PT-SE), que também faz parte da direção partidária.

Uma das justificativas dos petistas para retirar o veto ao terceiro mandato é que muitos diretórios municipais poderiam fechar com essa regra, já que há dificuldade de renovação de quadros para direção local.

Por outro lado, a avaliação é que a medida aumenta a concentração de poder dentro da legenda e dificulta o trabalho de novas lideranças.

Eleições internas

O PT deve promover o processo de eleições diretas internas em julho. O partido adiou o pleito que seria em 2023, para evitar atritos no primeiro ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, tem viajado pelo país ao lado de nomes, como o ex-ministro José Dirceu, para disputar a presidência da legenda.

O avanço de Edinho na disputa desagradou aliados de Gleisi, que defendem que a atual presidente deve conduzir o sucessor.

Entre os nomes que podem ser encaminhados por Gleisi, está o do líder do governo, deputado federal José Guimarães (PT-CE).

Este conteúdo foi originalmente publicado em PT avalia terceiro mandato na presidência do partido no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments