Início POLÍTICA Líder do PL quer CCJ e relatoria do Orçamento, mas conversará com...

Líder do PL quer CCJ e relatoria do Orçamento, mas conversará com bancada

O novo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), quer que o partido pleiteie a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a relatoria do Orçamento de 2026, apurou a CNN.

No entanto, ele ainda reunirá a bancada dos deputados do PL para discutir a questão. A expectativa é que o encontro aconteça nesta terça-feira (4).

A avaliação de Sóstenes é que qualquer acordo feito anteriormente pelos partidos para cargos de comissões valia para a gestão de Arthur Lira (PP-AL) à frente da Câmara, e não mais para a gestão de Hugo Motta (Republicanos-PB).

Por conta dos acordos, o PL comandou a CCJ no ano passado, com Caroline de Toni (PL-SC), e esteve com a relatoria do Orçamento federal de 2024, com Luiz Carlos Motta (PL-SP). Pelos acordos antes firmados, a presidência da CCJ ficaria agora com o MDB ou União Brasil.

Sóstenes, porém, nos bastidores, ressalta que deve ser seguida a proporcionalidade. Quanto maior a bancada do partido, maior a prioridade para a escolha de cargos de preferência.

O PL hoje conta com 92 deputados, de acordo com o portal da Câmara, sendo a maior bancada da Casa.

Qualquer decisão de pedidos de cargos internos na Câmara, porém, só será tomada após a reunião dos membros do PL na Casa. Há a consideração de que liderar outras comissões também pode ser benéfico à estratégia do partido.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Líder do PL quer CCJ e relatoria do Orçamento, mas conversará com bancada no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments