Início POLÍTICA Bacellar é reeleito por unanimidade para presidência da Alerj

Bacellar é reeleito por unanimidade para presidência da Alerj

Por unanimidade, o deputado estadual Rodrigo Bacellar (União) foi reeleito nesta segunda-feira (3) para a presidência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Os 70 deputados estaduais estiveram presentes e votaram “sim” para a chapa encabeçada por Bacellar, a única inscrita. Desde a fusão do estado da Guanabara com o Rio de Janeiro, nos anos 1970, nunca uma unanimidade do tipo havia acontecido.

Em discurso, Bacellar agradeceu, entre outros nomes, ao governador Claudio Castro (PL) e ao presidente de seu partido, Antonio de Rueda, que veio ao Rio para acompanhar a reeleição por aclamação.

O presidente reeleito também falou sobre o fato de ter obtido 100% dos votos agradecendo, primeiramente, ao PSOL (com cinco deputados), último partido a engrossar fileiras junto à reeleição de Bacellar.

“Sei que é uma posição mais difícil [me apoiar], pois o PSOL é da esquerda mais radical”, disse.

Para Bacellar, a Alerj “se torna exemplo para o país” com sua reeleição. “Apesar das divergências e dos embates eleitorais, existem pautas que unem todos os espectros políticos”, acrescentou.

Citando prioridades para seu novo mandato, Bacellar falou sobre a questão da dívida do Rio de Janeiro junto à União e a pauta da segurança pública.

Bacellar também falou em aproximar a Alerj dos prefeitos fluminenses e disse que a população do estado não voltou em político para ser “lacrador de rede social”.

“Ajudar é passar a mão no telefone e me desprender para as cidades”, declarou.

Mesa Diretora

A votação para a Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 foi realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, sede histórica do parlamento fluminense.

A atual mesa diretora teve poucas mudanças em relação a anterior. A principal delas foi na primeira vice-presidência, com Guilherme Delaroli, indicado pelo PL, como o escolhido. Ele ocupa o lugar de Manoel Brazão (União).

Composta por 13 integrantes, sendo um presidente, quatro vice-presidentes, quatro secretários e quatro vogais, o colegiado é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e serviços administrativos da Assembleia.

Entre as atribuições da Mesa Diretora, estão: emitir parecer sobre proposições para alteração do regimento interno; determinar abertura de sindicâncias ou instaurar inquéritos administrativos; aprovar o orçamento da Alerj; entre outras.

Veja a composição da Mesa Diretora da Alerj:

  • Presidente: Rodrigo Bacellar (União)
  • Primeiro-vice-presidente: Guilherme Delaroli (PL)
  • Segunda-vice-presidente: Tia Ju (Republicanos)
  • Terceira-vice-presidente: Zeidan (PT)
  • Quarta-vice-presidente: Célia Jordão (PL)
  • Primeiro-secretário: Rosenverg Reis (MDB)
  • Segundo-secretário: Dr. Deodalto (PL)
  • Terceira-secretária: Franciane Motta (Podemos)
  • Quarto-secretário: Giovani Ratinho (Solidariedade)
  • Primeira-vogal: Índia Armelau (PL)
  • Segundo-vogal: Rafael Nobre (União)
  • Terceiro-vogal: Valdecy da Saúde (PL)
  • Quarto-vogal: Renato Miranda (PL)

*Com colaboração de Henrique Sales Barros, da CNN, em São Paulo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bacellar é reeleito por unanimidade para presidência da Alerj no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments