O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na manhã desta segunda-feira (27). O objetivo é discutir os episódios envolvendo a deportação de imigrantes brasileiros dos Estados Unidos e avaliar a participação do petista em uma reunião de emergência com outros países latino-americanos sobre o tema. O encontro de Lula e Mauro Vieira será às 10h30.
Conforme mostrou a CNN, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) convocou um encontro de presidentes para esta quinta-feira (30) a fim de discutir as deportações de imigrantes nos Estados Unidos pelo novo governo de Donald Trump. O encontro foi convocado em “caráter urgente” por Honduras, que exerce a presidência rotativa do bloco, composto por 33 países da região.
A reunião da Celac terá caráter híbrido, ou seja, Lula poderá participar remotamente. No entanto, segundo relatos feitos à CNN, o chanceler Mauro Vieira deve ser orientado a viajar a Honduras para o evento.
Um voo com 158 pessoas deportadas dos Estados Unidos chegou ao Brasil na noite da última sexta-feira (24). Dentre elas, 88 eram imigrantes ilegais brasileiros, que relataram problemas com alimentação, falhas técnicas em aeronave, maus-tratos e agressões no voo.
Os brasileiros estavam sendo transportados algemados pelos EUA. Já no Brasil, o Ministério da Justiça determinou a retirada das algemas, classificadas pela pasta como um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”.
Após as denúncias, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o tratamento aos deportados brasileiros foi “degradante” e afirmou que pediria explicações ao governo americano.
O presidente Lula não falou sobre as deportações de brasileiros nos últimos dias e deixou manifestações a cargo do Itamaraty e do Ministério da Justiça.
O Brasil deixou a Celac, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e voltou ao bloco em 2023, no primeiro ano do atual mandato de Lula.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula se reúne hoje com Mauro Vieira para discutir deportação de imigrantes no site CNN Brasil.