Início POLÍTICA Ministério de Lewandowski lança estudo sobre perigos do Nitazeno no Brasil

Ministério de Lewandowski lança estudo sobre perigos do Nitazeno no Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta sexta-feira (24), um estudo sobre os riscos da substância química Nitazeno.

A cartilha, que alerta sobre os perigos da droga, foi elaborada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A substância surgiu em 1950, mas passou a ser mais utilizada após a pandemia, e é conhecida nas ruas como droga K – K2, K4, K9 – ou spice. Ela, assim como o fentamil, é uma droga com substâncias sintéticas produzidas artificialmente a partir de produtos químicos.

Marta Machado, secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, comentou sobre os perigos da droga durante o lançamento.

“A questão dos Nitazenos é preocupante, e não por sua disseminação – a gente tem um cenário de pouca disseminação ainda -, mas pela potência e pelos perigos dessa substância. […] Essa substância preocupa, por ser muito potente”, alertou.

A droga representa um novo desafio para as autoridades brasileiras.

“A gente vê, hoje, um cenário de aparecimento nos mercados ilícitos e isso é algo que precisa ser monitorado constantemente com a ajuda da Polícia Federal, das perícias dos estados e dos órgãos que compõem essa rede”, comenta Machado.

Para ela, esse estudo deve servir como uma ferramenta para proteger a saúde pública contra o Nitazeno. “Uma das nossas estratégias é que esse estudo também seja um instrumento de proteção à saúde pública”, concluiu a secretária.

*Sob supervisão de Ronald Johnston

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministério de Lewandowski lança estudo sobre perigos do Nitazeno no Brasil no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments