Nesta terça-feira (23), autoridades do Brasil, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do governo, comemoraram as indicações ao Oscar do filme “Ainda Estou Aqui”. O longa foi indicado em três categorias da premiação: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. Veja as reações:
Presidente Lula
A turma de “Ainda Estou Aqui” já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, MELHOR FILME. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Sales.
— Lula (@LulaOficial) January 23, 2025
Margareth Menezes, ministra da Cultura
À CNN, Menezes afirmou que as indicações do filme Ainda Estou Aqui ao Oscar 2025 são um presente para o Brasil, que fazem todo o mundo refletir sobre a humanidade e tempos difíceis.
“Parabéns a todos, estamos todos vibrando, acho que todo brasileiro, todos nós que somos fãs desse grupo que sempre tem laureado o Brasil de forma maravilhosa. Eu, como cidadã brasileira, como artista e neste momento também como ministra, me sinto muito feliz e quero parabenizar e desejar boa sorte. O cinema brasileiro merece isso, na batalha de tantas pessoas que dedicaram suas vidas para fortalecer esse cinema, o povo brasileiro representado neste padrão, que seja o primeiro de muitos. Vamos lá, abrindo as portas para esse talento nacional, esse soft power cultural brasileiro que é o nosso cinema”, disse a ministra.
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais
É o BRASIL no Oscar!!
“Ainda estou Aqui” indicado para Melhor Filme Internacional, Melhor filme e Fernanda Torres indicada para Melhor Atriz. Parabéns, Fernanda! Um parabéns especial para toda a equipe de Ainda Estou Aqui. Um filme extremamente essencial e potente.
Estamos… pic.twitter.com/ZwArrjbnZJ
— Alexandre Padilha (@padilhando) January 23, 2025
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial
AVISA QUE É DO BRASIL! Pela primeira vez na história, um filme brasileiro é indicado na categoria principal do Oscar: Melhor Filme! E não para por aí — são três indicações históricas para o Brasil. Nossa talentosa Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, e o…
— Anielle Franco (@aniellefranco) January 23, 2025
Nísia Trindade, ministra da Saúde
Indicações mais nobres do Oscar! Fernanda Torres para melhor atriz e “Ainda Estou Aqui” para melhor filme e melhor filme estrangeiro. É o cinema e a cultura brasileira mostrando sua força, ao mesmo tempo que valorizam a luta de Eunice Paiva por verdade, memória e justiça. Viva! pic.twitter.com/kFLUeFtxdE
— Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) January 23, 2025
Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
DIA HISTÓRICO PARA O CINEMA BRASILEIRO! Ainda Estou Aqui recebe 3 indicações ao Oscar, celebrando não só o talento artístico, mas também a força dos empreendedores que tornam nosso audiovisual possível. Um reconhecimento ao trabalho que move a arte e a indústria no Brasil! pic.twitter.com/Zm9sPDymT8
— Márcio França (@marciofrancasp) January 23, 2025
Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Viva o cinema brasileiro! ‘Ainda estou aqui’ e Fernanda Torres indicados ao Oscar 2025. Parabéns, primeiro filme brasileiro a concorrer na categoria filme principal! Que o mundo possa ver e refletir sobre a importância da democracia e se inspirar na resistência da Eunice Paiva.
— Esther Dweck (@edweck_rj) January 23, 2025
Juscelino Filho, ministro das Comunicações
Brasil rumo ao Oscar! E de forma histórica! Fernanda Torres indicada na categoria Melhor Atriz. E “Ainda estou aqui”, do diretor Walter Salles, concorre a Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. Parabéns! Mais um justo reconhecimento ao nosso cinema, que tanto nos orgulha. pic.twitter.com/Kf0yMzhyxS
— Juscelino Filho (@DepJuscelino) January 23, 2025
A cerimônia do Oscar 2025 acontece no dia 2 de março.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja reação de autoridades às indicações ao Oscar de “Ainda Estou Aqui” no site CNN Brasil.